Governo do Estado apoia 7º Festival de Cultura e Arte Quilombola

O 7º Festival de Cultura e Arte Quilombola, que começou nesta sexta-feira (16) e segue até domingo (18), está sendo realizado no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. O evento reúne manifestações culturais e saberes tradicionais de oito comunidades quilombolas da Bahia, destacando-se como um espaço de resistência e celebração.

Com o tema “Mãe Bernadete, o legado continua”, a atual edição do festival conta com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) e homenageia a líder comunitária e religiosa Mãe Bernadete Pacífico, cuja vida foi violentamente interrompida em 2023.

“Mãe Bernadete era uma figura de relevância nacional e internacional, e continuará sendo sempre uma referência para o movimento negro e quilombola. Ela teve um papel destacado no reconhecimento, na titulação e na garantia dos direitos humanos, plenos e integrais, do Quilombo Pitanga dos Palmares. Homenageá-la neste festival é uma forma de manter vivo o seu legado e uma inspiração para continuar a luta que ela tão bravamente liderou”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães, que estará presente no evento neste sábado (17), representando o governador Jerônimo Rodrigues.

A programação de amanhã começará às 8h com uma missa seguida de cânticos para Oxumarê na sede da Associação Muzanzu, marcando um ano da morte de Mãe Bernadete. Durante o dia, haverá apresentações musicais de samba de roda e forró, visita guiada ao quilombo, espetáculo de dança e diversas oficinas, incluindo artesanato em barro, palha da costa e piaçava, dança contemporânea, gastronomia africana e o encanto das folhas.

O 7º Festival de Cultura e Arte Quilombola continua até domingo, oferecendo uma programação gratuita e aberta ao público, reforçando o compromisso com a preservação e valorização das tradições culturais das comunidades quilombolas da Bahia.

O evento é uma realização é do Quilombo Pitanga dos Palmares e da Associação Etno Desenvolvimento Muzanzu e, além da Sepromi, conta com apoio da Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento., da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Ascom Sepromi

Link da matéria: Governo do Estado apoia 7º Festival de Cultura e Arte Quilombola | SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos povos e comunidades tradicionais (www.ba.gov.br)