Seminário aborda produções culturais negras afro-diaspóricas

O 10º Seminário Salvador e Suas Cores 2024: Circulações e Produções Culturais Negras Afro-Diaspóricas no Atlântico Sul Ontem e Hoje será realizado de 19 a 22 de novembro de 2024, em Salvador, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA).

O evento está vinculado ao projeto de pesquisa “Circulations et Productions culturelles dans/de l’Atlantique Sud hier et aujourd’hui”, desenvolvido em parceria entre a FAUFBA, o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Instituto dos Mundos Africanos do IRD, a École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), a Universidade de Paris I e a Université Abomey-Calavi, do Benin.

O seminário propõe uma reflexão profunda sobre o patrimônio cultural negro na região do Atlântico Sul, com um olhar especial para as relações entre Brasil e Benin, através de uma abordagem multidisciplinar, reunindo historiadores, antropólogos, arquitetos e outros especialistas.

Com público-alvo formado por pesquisadores, estudantes, ativistas, gestores culturais e demais interessados na temática, o evento é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a história e a cultura afro-brasileira, debater sobre as questões atuais relacionadas ao patrimônio cultural negro e contribuir para a construção de um futuro mais justo e equânime.

O seminário será estruturado em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural da África em Diáspora; Artes e Cidades Afro-Diaspóricas no Atlântico Negro; e Inter-relações das Religiosidades Africanas e Afro-Brasileiras. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento: https://www.even3.com.br/seminario-salvador-e-suas-cores-2024/.

Link da matéria: Seminário aborda produções culturais negras afro-diaspóricas | SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos povos e comunidades tradicionais (www.ba.gov.br)