A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), estará presente na quarta edição da Festa Literária Arte e Identidade, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de setembro em diversos espaços culturais do Pelourinho, em Salvador.
O serviço funcionará no Terreiro de Jesus, das 9h às 17h, expondo livros infantojuvenis do acervo da Biblioteca Carolina Maria de Jesus. As obras apresentam protagonistas e personagens negros, contribuindo na formação da identidade, desconstrução de estereótipos e fortalecimento da autoestima das crianças. No primeiro dia, a unidade receberá estudantes das escolas estaduais Teodoro Sampaio e Vila de Abrantes, além da Escola Municipal Agnelo de Brito.
Com a missão de promover a arte e a literatura negra, a Festa Literária fortalece os laços entre artistas afro-brasileiros, cultura, educação e o público. O evento movimenta a cadeia produtiva das obras de autoria negra, valorizando expressões artísticas e destacando o protagonismo de artistas negros no cenário cultural.
Focada na formação de crianças e jovens, a programação da festa abordará temas como a autoestima das juventudes pretas, educação antirracista, respeito à diversidade de raça, credo e gênero, além de estratégias para a edição e comercialização da arte negra. A arte, a educação e a cultura são tratadas como agentes transformadores, capazes de impactar e empoderar.
Este ano, com o tema central “Vozes da Periferia: Arte e Literatura que Florescem Longe dos Centros”, a proposta é explorar as oportunidades proporcionadas pela produção cultural nas comunidades periféricas. A programação discutirá como essa produção impulsiona o desenvolvimento social e econômico, promovendo diversidade, inclusão e representatividade.
A Festa Literária Arte e Identidade é uma oportunidade de aprendizado, diversão, socialização e expansão de horizontes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura da Bahia.
A programação completa pode ser acessada no site www.arteeidentidade.com.br.