Fórum de Gestores da Igualdade Racial é fortalecido em São Francisco do Conde

A ações afirmativas no município de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, serão reforçadas a partir da adesão ao Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, instância de cooperação e diálogo entre Governo do Estado e prefeituras com foco na implementação de políticas para a população negra. O ato de formalização da parceria foi realizado nesta quinta-feira (27), no próprio município, contando com a presença da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, do prefeito Evandro Almeida, além de outras autoridades, vereadores e militantes do movimento negro.

“Esta iniciativa fortalece, sem dúvidas, o conjunto de políticas públicas, especialmente para a população negra de São Francisco do Conde, protagonista de lutas históricas. O município assume, desta forma, um compromisso de atuação conjunta conosco para a implementação de ações capazes de fazer a reparação ao povo negro”, ressaltou a secretária da Sepromi, Fabya Reis. Ainda na solenidade, ela destacou a importância da implementação do Estatuto da Igualdade Racial no âmbito local, experiência já desenvolvida de forma coletiva e exitosa na versão estadual.

O prefeito afirmou que o município estará ainda mais integrado às políticas de enfrentamento ao racismo. “A discriminação racial e religiosa é uma realidade no cotidiano da sociedade e vamos atuar pela sua erradicação”, enfatizou Evandro Almeida. Na oportunidade ele recebeu das mãos da titular da Sepromi alguns exemplares do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais.

O evento ainda foi marcado pela entrega do prêmio Maria Felipa, voltado ao reconhecimento da trajetória luta de mulheres negras no município, contemplando a costureira Silvonete Oliveira e a empreendedora Eliene Lima. A iniciativa fez alusão do Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, celebrado todos os anos em 25 de julho.

Presenças
 – Estiveram compondo a mesa os secretários municipais do Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Márcio Junqueira; de Desenvolvimento Econômico e Social, Ana Cristina; de Turismo, Úrsula Flávia, a diretora de Promoção da Igualdade Racial, Alva Célia Medeiros; além do presidente da Câmara Municipal, o vereador Venilson Chaves; e a primeira-dama Iasmin Barbosa. Marcaram presença, ainda, as representantes das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Juci Santana e Flávia Reis, respectivamente.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2017/07/1540/Forum-de-Gestores-da-Igualdade-Racial-e-fortalecido-em-Sao-Francisco-do-Conde.html