Quatorze municípios aderem ao Fórum de Gestores da Igualdade Racial da Bahia

Um conjunto de quatorze municípios baianos formalizou nesta quinta-feira (24), em Salvador, a adesão ao Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, instância coordenada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O ato ocorreu no Hotel Vila Velha, onde prefeituras dos 27 territórios de identidade da Bahia discutem a criação, execução e aprimoramento de políticas afirmativas para a população negra e os segmentos dos povos e comunidades tradicionais.

O evento, que segue até esta sexta-feira (25), foi aberto pela titular da Sepromi, Fabya Reis, que destacou a importância do diálogo entre o Governo do Estado e as gestões locais. “Trata-se de uma pauta fundamental e estratégica para as agendas governamentais, uma vez que temos na Bahia a presença majoritária da população negra. Assim, os municípios demonstram compromisso com as políticas públicas de reparação, num diálogo profícuo entre os poderes”, pontuou a secretária.

O representante do município de Feira de Santana, Geovanny Ferreira, ressaltou os 10 anos de criação do Fórum de Gestores que, segundo ele, tem avançado para a superação dos desafios institucionais. “A atuação de forma cooperada fortalece a municipalização das políticas de igualdade racial. A troca de experiências entre os municípios faz deste colegiado uma verdadeira rede de parcerias”, ponderou.

Também integraram a mesa de abertura representantes do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Cleuza Juriti; da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), Bernadete Moreira; além dos vereadores Moisés Rocha, Luiz Carlos Suíca (Salvador) e Uelson de Jesus (Inhambupe) e o titular da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), José Maria Dutra.

Programação ampla – Até amanhã a programação prevê debates sobre conjuntura política e perspectivas da promoção da igualdade racial, a garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, além de oficinas e roda de diálogos. Participam da reunião do Fórum de Gestores, ao todo, 52 municípios.

Municípios que realizaram adesão ou renovação no Fórum de Gestores:

Ibirataia, Alagoinhas, Terra Nova, Santos Antônio de Jesus, Irará, Milagres, Cruz das Almas, Boninal, Taperoá, Cafarnaum, Porto Seguro, Juazeiro, Lapão e Maracás.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2017/08/1587/Quatorze-municipios-aderem-ao-Forum-de-Gestores-da-Igualdade-Racial-da-Bahia.html