São Gabriel adere ao Fórum de Gestores de Igualdade Racial da Bahia

O município de São Gabriel, no Território de Identidade de Irecê, é o mais novo integrante do Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ampliando a articulação e execução de políticas afirmativas para a população negra. A adesão ocorreu neste domingo (28), assinada pelo prefeito local, Hipolito Rodrigues e a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis.
Composto por mais de 100 municípios, o colegiado foi criado em 2007 e cria novas perspectivas, por exemplo, de participação das organizações do município em chamadas públicas de apoio técnico e financeiro para as políticas de igualdade racial. Além disso, possibilita a ampliação de cooperações no campo da capacitação de servidores e gestão de políticas de combate ao racismo e de inclusão de povos e comunidades tradicionais presentes no município.
“A adesão do município de São Gabriel é reflexo do trabalho estratégico de construção de parcerias, efetivando ainda mais as políticas afirmativas em cada município. Representa a vontade e o compromisso de desenvolver uma gestão cooperada entre Estado e administração local, num processo de construção coletiva, também otimização recursos públicos”, disse a secretária Fabya Reis.
Também participaram da assinatura do termo de adesão os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Norberto Oliveira, da Administração, Luciana Silva; além do coordenador executivo de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais, Cláudio Rodrigues e a major Denice Santiago, fundadora da Ronda Maria da Penha, cujas ações serão fortalecidas em comunidades negras e tradicionais de São Gabriel.