Teixeira de Freitas sedia CESPCT e adere ao Fórum de Gestores da Igualdade Racial

A diversidade étnica e racial é um dos destaques da 27ª reunião ordinária da Reunião da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), evento aberto nesta quinta-feira (12), no município de Teixeira de Freitas, localizado no Extremo-Sul baiano. A agenda faz parte dos esforços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) na interiorização dos debates e políticas voltadas aos segmentos tradicionais da Bahia.

A secretária da Sepromi e presidente da CESPCT, Fabya Reis, destacou que os encontros são estratégicos para as instâncias governamentais ampliarem o diálogo com as populações de cada território e projetar parcerias. “Esta é uma importante iniciativa de alinhamento das ações para os segmentos tradicionais, tão presentes nesta região. Nossos encontros descentralizados possibilitam conhecermos a diversidade de biomas, culturas e modos de vida. Aqui trocamos experiências e destacamos trajetórias importantes, valorizando a pluralidade de pensamento e vivências, tudo voltado ao desenvolvimento de políticas sintonizadas com variadas especificidades”, disse a gestora, na abertura do evento.

Na programação do encontro ainda estavam rodas de diálogo e debates sobre a conjuntura dos povos e comunidades tradicionais no território do Extremo-Sul. Além de representações governamentais estiveram presentes os segmentos quilombolas, indígenas, marisqueiras, pescadores, geraizeiros, terreiros, fundos e fechos de pasto, extrativista e ciganos.

Nesta sexta-feira (13), último dia do evento, estão previstas visitas de intercâmbio às comunidades: indígena pataxó hã hã hãe (Alcobaça), pesqueira Barra Velha (Nova Viçosa) e quilombola Vila Juazeiro (Ibirapuã).

Adesão ao Fórum de Gestores – Durante o evento também foi formalizada a entrada de Teixeira de Freitas no Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ato que contou com a presença do prefeito local, Timóteo Brito. A secretária Fabya Reis ressaltou que a adesão “fortalece um espaço fundamental para as políticas afirmativas, medida que alinha o compromisso de ‘ampliar a inclusão e reparação à população negra, segmento majoritário da população’. Estamos falando de políticas para a maioria do povo baiano que está nos territórios e municípios”, enfatizou.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2019/09/2274/Teixeira-de-Freitas-sedia-CESPCT-e-adere-ao-Forum-de-Gestores-da-Igualdade-Racial.html