Sertão do São Francisco fortalece compromisso pelas políticas afirmativas

O território de identidade do Sertão do São Francisco avançou nesta terça-feira (22) nos compromissos para o fortalecimento de políticas afirmativas destinadas à população negra. Em solenidade oficial, o município de Juazeiro efetivou a adesão à Década Internacional Afrodescendente, numa estratégia conjunta com o Governo do Estado, e as prefeituras de Canudos, Uauá, Sento Sé e Casa Nova formalizaram a entrada no Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O evento, realizado na Câmara Municipal de Juazeiro, contou com a presença de lideranças da região, representações do movimento negro, dos povos e comunidades tradicionais, além de autoridades e outros convidados de diversos setores da sociedade.
A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, presente ao evento, destacou que “as medidas impulsionam ainda mais as políticas destinadas à defesa dos direitos e reparação ao povo negro baiano, ampliando as possibilidades de ações conjuntas no combate ao racismo, à intolerância religiosa, por exemplo”. Ao assinar a adesão dos municípios, ela ressaltou, ainda, os esforços do Governo do Estado para a implementação de políticas por meio do Estatuto da Igualdade Racial, do lançamento de editais permanentes, os projetos de infraestrutura, inclusão produtiva e promoção da qualidade de vida do povo negro baiano.
Estiveram presentes a vice-prefeita de Juazeiro, Dulce Ribeiro; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Tiano Félix; a diretora de Diversidade, Luana Rodrigues; além das representações do município de Sento Sé, a secretária de Assistência Social Tereza Rodrigues; de Uauá, o vice-prefeito João Alves dos Santos; além do representante da prefeitura de Canudos, Mauro Macedo; e de Casa Nova, a secretária municipal Maria do Rosário.
Povos e comunidades tradicionais – Nesta quarta (23) e quinta (24), também em Juazeiro, acontece a reunião ordinária da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), instância vinculada à Sepromi. O evento é uma estratégia de interiorização dos debates e políticas públicas que envolvem os segmentos tradicionais da Bahia, de diálogo com as populações locais e construção de ações conjuntas entre Governo do Estado e a sociedade civil.
O encontro será aberto às 9h desta quarta (23), no Hotel Rapport, pela presidente do colegiado, a secretária da Sepromi, Fabya Reis. Estão previstos relatos de experiências, além de visitas a comunidades dos segmentos de terreiro, fundo de pasto e quilombola da região. Na pauta haverá, ainda, roda de diálogo sobre temas relativos à segurança alimentar e nutricional.
 
*Fotos: Jonas Santos.