CDCN inicia ciclo de planejamento das ações para 2021

O Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado Da Bahia (CDCN) iniciou nesta segunda-feira (15), em encontro pela internet, o ciclo de planejamento das atividades para o ano de 2021. A evento aconteceu de forma ampliada, agregando aos integrantes do colegiado uma série de conselheiros municipais e gestores de políticas de promoção da igualdade racial de 26 cidades baianas dos diversos territórios.

A presidenta do CDCN e secretária da Sepromi, Fabya Reis, destacou que as agendas fortalecem o papel do colegiado, contribui com a sua interiorização e dinamiza as atividades. “Teremos uma série de debates e sistematizações ao longo deste processo, ainda mais fortalecidxs com a recente medida do governador Rui Costa de ampliação e aprimoramento deste importante colegiado. Assim seguimos firmes na luta e defesa dos direitos da população negra”, afirmou a gestora, fazendo referência aos decretos publicados pelo Governo do Estado (ver matéria) na última sexta-feira (12) que aumenta o número de integrantes do colegiado, agregando outros segmentos da sociedade civil e do poder público.

A abertura do planejamento nesta segunda contou com a palestra da professora-doutora Maria Inês Barbosa, considerada uma referência de militância na saúde pública e nas questões de desenvolvimento da população negra no país. Até o final do mês acontecem, ainda, as etapas sistematização de informações, construção de plano de ação e validação do planejamento.

Os detalhes da metodologia do planejamento foram explanados pela coordenadora executiva de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Lucy Góes.

Participação expressiva – Participaram do encontro, nesta segunda, um conjunto de gestores de promoção da igualdade racial e conselheiros municipais de: Tanque Novo, Conceição do Coité, Canarana, Cachoeira, Saubara, Pojuca, Itaetê, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Seabra, Souto Soares, Santo Estevão, Jacobina, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Ibititá, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Presidente Dutra, Paramirim, Maragogipe, Ouriçangas, Boninal, São Sebastião do Passé e Cruz das Almas.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2021/03/2668/CDCN-inicia-ciclo-de-planejamento-das-acoes-para-2021.html