Fórum de Gestores realiza reunião virtual e celebra adesão de novos municípios

Foi realizada nesta quarta-feira (24), mais uma reunião ordinária do Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, colegiado vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O encontro, que contou com representações de mais de cem municípios, aconteceu em formato virtual em virtude das medidas de isolamento social durante a pandemia de Covid-19.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, afirmou que as reuniões do Fórum de Gestores são um momento de troca de experiências e fortalecimento das políticas afirmativas para a população negra, povos e comunidades tradicionais nos municípios. “Este é um espaço de grande ação política e institucional para fortalecer e consolidar o nosso Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Que possamos seguir neste trabalho que envolve o compromisso da gestão estadual e dos municípios. É nosso desejo continuar de forma alinhada”, destacou.

A secretária ressaltou, ainda, a importância de gestões que preservem o diálogo e o fortalecimento das instâncias de controle social. Também falou das recentes medidas do governo baiano no combate ao Coronavírus, incluindo a aquisição de novas vacinas, anunciada pelo governador Rui Costa, lançamento de programas sociais e imunização da população quilombola, iniciada a partir de autorização da Comissão Instergestores Bipartite (CIB), instância que integra gestão estadual e prefeituras municipais.

Novas adesões – A reunião foi marcada pela chegada de novos membros ao Fórum de Gestores, a partir da adesão dos municípios de Botuporã, Jacobina, Santanópolis, Madre de Deus e Tanque Novo, somando o total de 136 gestões locais integrando o colegiado.

Durante o encontro foi apresentado, pela coordenadora executiva da Sepromi, Lucy Góes, a série de avanços e a atuação da Sepromi no fortalecimento do colegiado e as demais instâncias que compõem o Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2021/03/2681/Forum-de-Gestores-realiza-reuniao-virtual-e-celebra-adesao-de-novos-municipios.html