Fórum de Gestores da Igualdade Racial tem novas adesões e chega a 143 municípios

Reunido na tarde desta quarta-feira (7), o Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial celebrou a adesão de novas prefeituras, medida que fortalece o processo de proposição, execução e ampliação de políticas afirmativas para a população negra e os segmentos dos povos e comunidades tradicionais nos territórios baianos. Agora fazem parte do colegiado os municípios de Caturama, Central, Aramari, Marcionílio Souza, Itanhém, Paulo Afonso e Andaraí, totalizando 143 gestões integradas.

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, ressaltou que o colegiado, coordenado pela pasta, vem sendo fortalecido e seus esforços se materializam com ações efetivas e inovadoras em casa município. “Em meio às adversidades que vivemos, cenário de pandemia e retiradas de direitos, ampliar o Fórum anima ainda mais o trabalho de parcerias e construção de pontes”, destacou. Ela afirmou que o momento também foi “uma oportunidade de discutir estratégias e orientações de enfrentamento à pandemia”, através da participação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no encontro.

Durante a reunião foram divulgadas, ainda, experiências exitosas no âmbito das gestões municipais de igualdade racial dos municípios de Santo Antônio de Jesus e Pojuca, na estruturação da Política de Igualdade Racial e mapeamento dos povos de matriz africana, respectivamente. Estava na pauta, também, o cronograma de formação dos gestores e gestoras municipais, ação decorrente do planejamento estratégico para o período 2021-2022.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2021/07/2775/Forum-de-Gestores-da-Igualdade-Racial-tem-novas-adesoes-e-chega-a-143-municipios.html