Sepromi Itinerante agrega Chapada Diamantina para discutir igualdade étnico-racial

Em sua segunda edição, o projeto Sepromi Itinerante, chegou ao território da Chapada Diamantina, reunindo organizações de variados setores. O evento, coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), aconteceu em formato virtual, com o objetivo discutir e fortalecer a implementação das políticas de igualdade étnico-racial.

Para a titular da Sepromi, Fabya Reis, a dinâmica do encontro possibilita agregar ideias, experiências e cooperações que dinamizem a implementação de políticas para a população negra, povos e comunidades tradicionais presentes em cada município. “É a partir desta articulação territorial que queremos avançar na superação dos desafios. Foram muito ricos os debates e a presença de gestores e gestoras locais, da sociedade civil, segmento da educação, das entidades do empreendedorismo, da articulação territorial e representantes dos parlamentos municipais, por exemplo”.

Para o prefeito de Souto Soares, André Sampaio, este tipo de mobilização contribui, de fato, para incentivar um olhar diferenciado dos governos sobre as questões étnico-raciais junto à sua população. “Para nós é um orgulho muito grande participar deste debate. Temos boa parte do nosso território, inclusive, com presença marcante de comunidade quilombola”, pontuou o gestor. Também estiveram presentes as prefeitas Vanessa Sena (Lençóis), Ana Medrado (Mucugê) e Wilson Souza (Ibitiara).

A dirigente da Associação Comunitária do Quilombo Queimada Nova, em Morro de Chapéu, Sirlene Santos, destacou avanços já alcançados na esfera da garantia de dieritos, a exemplo das chamadas públicas lançadas pela Sepromi. “Já observamos diversos projetos importantes que têm mudado a vida das pessoas, como o Edital da Década Afrodescendente. Fundamental, pois o associativismo é muito forte aqui na região. Em 2020 surgiu, inclusive, uma associação de mulheres quilombolas, através da qual estamos trabalhando pela nossa autonomia financeira”, ressaltou.

O representante do Sebrae no território, Heitor Marback, falou dos potenciais para geração de renda e fortalecimento econômico. “O empreendedorismo é uma ferramenta para promoção da igualdade racial. Atuamos na perspectiva de apoiar as pessoas, dar oportunidade de formação, de cursos e capacitações visando a gestão dos seus negócios. Trabalhamos na Chapada Diamantina nas frentes do atendimento individual e também em grupos. Aqui temos apoiado projetos nas cadeias produtivas do turismo e do café. Estamos de portas abertas para fomentar o empreendedorismo dos pequenos empreendedores”, sinalizou.

Participaram, ainda, vereadores e vereadoras de variados municípios, representações de universidades, de outros segmentos dos povos e comunidades tradicionais e movimento negro, colegiado territorial, secretarias municipais, órgãos estaduais, (Seplan, Setur, CAR, Inema, SDR/Bahiater, SEC/NTE), Defensoria Pública do Estado, Uneb e demais instituições de ensino, associações, PNUD, coletivos, setores comerciais e empresariais, dentre outras representações.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2021/09/2832/Sepromi-Itinerante-agrega-Chapada-Diamantina-para-discutir-igualdade-etnico-racial-.html