Seminário abre planejamento estratégico do CDCN para 2022-2023

O Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) realizou nesta segunda-feira (7), em formato virtual, o seminário de abertura do planejamento para 2022-2023. Durante o evento foram discutidas as conjunturas nacional e estadual das políticas de promoção da igualdade racial e de povos e comunidades tradicionais, tendo como debatedores o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e a presidente do colegiado e secretária da Sepromi, Fabya Reis.

A iniciativa faz parte dos esforços para fortalecimento do CDCN enquanto órgão colegiado de promoção da igualdade racial, fortalecendo sua atuação e impactando positivamente nos diversos territórios baianos. O fortalecimento do colegiado é visto como estratégia fundamental para a garantia dos direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais em cada localidade.

Para Gilberto Carvalho, trilhar este caminho é fundamental e urgente, sobretudo para enfrentar a atual crise sanitária, seus impactos e o agravamentos de outros problemas decorrentes do racismo estrutural. “O que o CDCN está fazendo é criar consciência de direitos, incentivando a participação popular e a busca do poder. Precisamos avançar para um amplo processo de mobilização e atenção ao povo excluído. A existência deste conselho é essencial. Não é uma mera formalidade. A construção da democracia passa pela dinâmica de atuação de órgãos como este conselho”, ressaltou Carvalho.

“De fato, a igualdade racial somente acontecerá com a participação de todas as esferas da sociedade, dos órgãos e conselhos que cumprem seu papel de fiscalização e controle social. Nestes 15 anos de políticas de promoção da igualdade racial na Bahia, queremos fazer uma grande reflexão, avaliando os avanços e apontando desafios que temos pela frente. Falar de igualdade racial é defender a democracia e a participação popular”, destacou a presidenta do CDCN e secretária da Sepromi, Fabya Reis.

Além dos conselheiros do CDCN, participaram do encontro gestores dos municípios de Itaetê, Marcionílio Souza, Serra do Ramalho, Salvador, Camaçari, Casa Nova, Juazeiro, Santo Antônio, de Jesus, Saubara, Paulo Afonso, Amargosa, São Felix, Conceição do Almeida, Dias D’Avila, Pojuca, Cruz das Almas, dentre outros.

Uma comissão executiva do CDCN seguirá nas etapas de planejamento, que inclui envio de questionário e diagnóstico, sistematização e validação das propostas. A coordenadora executiva da Sepromi, Lucy Góes, destacou que este momento é desafiador e o objetivo é, sobretudo, impulsionar e dinamizar o CDCN. “Vamos pensar estratégias e diretrizes para nossa atuação. Planejamento é um instrumento dinâmico, para se identificar e avaliar nossa prática através do diálogo. Assim, avaliar se foi alcançando nosso objetivo”, ressaltou, ao explicar a metodologia do planejamento.

 

Fonte: http://www.sepromi.ba.gov.br/2022/03/2915/Seminario-abre-planejamento-estrategico-do-CDCN-para-2022-2023-.html