Inaugurada Coordenação de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação

Marcando o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21), em Salvador, a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), estrutura vinculada à Polícia Civil. A entrega é resultado de amplo diálogo entre as secretarias da Segurança Pública e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), reforçando as políticas e ações de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa na Bahia.

A unidade especializada, que fica situada na Rua Padre Vieira, antiga Rua do Ouro, no Centro Histórico, vai recepcionar denúncias de crimes relacionados à raça, etnia, religião, entre outros, além de acompanhar casos registrados em outras unidades.
“A unidade vai oferecer o acolhimento inicial às vítimas e auxiliar as demais unidades na apuração dos crimes registrados”, explicou o secretário da Segurança Pública em exercício, Hélio Jorge Paixão.

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito, avaliou a importância da participação social. “A Coercid é um importante passo para a defesa dos direitos e da dignidade dos públicos vulnerabilizados. Precisamos, juntos com todos os cidadãos, construir um ambiente comum, de respeito mútuo e inclusão em nossa sociedade”, afirmou.

A nova unidade se junta, ainda, a outras iniciativas da Polícia Judiciária baiana, em defesa dos direitos de grupos vulnerabilizados. No local, além de acolhimento às queixas e denúncias, também será oferecido apoio às vítimas através de profissional da área de Psicologia.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou que a inauguração acontece num dia emblemático para a luta racial e cumpre as orientações do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.

“Com esta medida avançamos no trabalho pela proteção e garantia de direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais e demais segmentos vítimas de intolerâncias e discriminações. Seguimos no diálogo institucional e cooperação já estabelecida entre Sepromi e SSP, sendo o secretário Ricardo Mandarino um entusiasta e parceiro importante para materializarmos esta entrega”, pontuou a secretária.

A cerimônia de inauguração da Coercid também contou com as presenças do deputado federal Valmir Assunção; da superintendente Denice Santiago (SPREV); da coordenadora da COERCID, Ana Cristina de Carvalho; da defensora pública Cinara Fernandes; superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho; da chefa de Gabinete da Sepromi, Maiara Oliveira; coordenadora executiva da Sepromi, Lucy Góes; coordenadora Nairobi Aguiar (Sepromi); coordenadora do Centro Nelson Mandela, Maíra Vida; assessores Ailton Ferreira e Valdíria Verdiano; além de delegados, técnicos, outros profissionais da área da segurança pública; integrantes do Poder Judiciário e membros da sociedade civil organizada.

 
Com informações da SSP e Polícia Civil.