Sepromi Itinerante amplia cooperações pela igualdade étnico-racial no Território Metropolitano de Salvador

Aconteceu nesta terça-feira (10), mais uma edição do projeto Sepromi Itinerante, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Desta vez, a atividade mobilizou organizações da sociedade civil e poder público do Território Metropolitano de Salvador, incluindo representações de conselhos, universidades, prefeituras, organismos de cooperação, dentre outros convidados.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou que o projeto fortalece a atuação conjunta e agrega diversas frentes e instituições pelo fortalecimento das políticas de promoção da igualdade étnico-racial. “A cada realização desta natureza, a certeza de que o caminho para o firme combate ao racismo e efetivação das políticas de reparação passa, necessariamente, pelo trabalho cooperado, pelo diálogo, escuta e proposição”, pontuou a gestora.
A reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, ressaltou a parceria da instituição de ensino com a Sepromi e reforçou o compromisso de seguir na cooperação no âmbito das políticas afirmativas na Bahia, através do alcance da Uneb nos diversos Territórios de Identidade, em virtude de seu caráter multicampi.

Reforçando esta compreensão, a diretora de Políticas Afirmativas do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Marcilene Garcia afirmou que a educação e a luta antirracista devem caminhar juntas. “Num estado de maioria negra, neste lugar que chamados de Estado-África, não há possibilidade de compreender as entidades de ensino superior sem uma atuação no propósito de efetivar ações para a população negra”, considerou.

Já Iamalia Afonso, oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ressaltou que o organismo é um parceiro na territorialização das políticas de promoção da igualdade racial. “Temos somado esforços aos governos e, dentro das políticas institucionais, existe um legado na formulação de novos quadros de atores que lidam com o enfrentamento ao racismo. Em tempos de desafios aprofundados, é importante que a gente consiga formular visões inovadoras nesta frente. Por isso desejo sucesso ao projeto Sepromi Itinerante nos seus objetivos”, registrou.

A representante da Coordenação Estadual dos Territórios (CET), Leninha Alves, destacou os diálogos da Sepromi voltados às parcerias com diversas instituições para desenvolver um trabalho cooperado. “Precisamos avançar na efetividade de políticas capazes de melhorar a qualidade de vida da população negra”, avaliou.

Vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Lindinalva de Paula destacou que diversas iniciativas estão em curso com o objetivo de fortalecer a garantia de direitos da população negra, a exemplo de editais para fortalecimento da renda das mulheres e população negra e outras iniciativas desenvolvidas pela Sepromi e demais órgãos estaduais. “Que os próximos encontros possam fortalecer ainda mais as parcerias. Colocamos o CDCN à disposição para a ajudar a construir, nos municípios, os conselhos e instâncias vinculadas às políticas de reparação”, pontuou.

 

Link para a matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2022/05/2964/Sepromi-Itinerante-amplia-cooperacoes-pela-igualdade-etnico-racial-no-Territorio-Metropolitano-de-Salvador.html