Sepromi entrega equipamentos para comunidades tradicionais e prefeituras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), entregou nesta segunda-feira (6), em Salvador, uma série de equipamentos para geração de renda dos povos e comunidades tradicionais e fortalecimento de órgãos municipais que atuam na gestão de políticas para a população negra. O ato, realizado no Parque de Exposições, contou com a presença da titular da Sepromi, Fabya Reis, de prefeitos, parlamentares, lideranças de diversos territórios, além de representações institucionais.

Durante a solenidade foram entregues 21 unidades de Casas de Farinha Móveis, direcionadas a comunidades quilombolas e indígenas com atividades econômicas baseadas na agricultura familiar. Também foram repassados 25 kits de corte e costura para comunidades de terreiro e quilombos, com o objetivo de garantir a inclusão produtiva de mulheres negras e preservação do patrimônio imaterial afro-brasileiro, a partir da confecção de vestuários que compõem as culturas de matriz africana.

Foram contempladas, ainda, 21 prefeituras municipais integrantes do Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, com equipamentos de informática, a exemplo de computadores e impressoras. As entregas totalizam investimento na ordem de R$ 3,4 milhões, oriundos de captação de recursos através de emenda parlamentar e do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.

“Esta é uma importante entrega do Governo do Estado e, principalmente, uma conquista do movimento negro, dos povos e comunidades tradicionais. Trata-se do fortalecimento da gestão da política de promoção da igualdade étnico-racial para os municípios e da criação de oportunidades de geração de renda para o povo negro, indígenas e comunidades quilombolas. Seguimos firmes no nosso trabalho de captação de recursos e investimentos para promover reparação”, ressaltou a secretária da Sepromi, Fabya Reis.

O coordenador do Conselho Estadual das Comunidades e Associações Quilombolas do Estado da Bahia (CEAQ/BA), Florisvaldo Rodrigues, afirmou que as entregas têm um impacto direto na melhoria das condições sociais e econômicas da população negra. “Temos aqui na Bahia diversas comunidades quilombolas que vivem, lamentavelmente, a duras penas por conta do racismo histórico ainda presente na nossa sociedade. Ações como estas apontam caminhos para enfrentarmos os efeitos da discriminação racial. Isso contribui significativamente com a redução dos efeitos perversos das discriminações”, destacou.

Também participaram do ato os titulares das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Mara Souza, e o chefe de Gabinete da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Adriano Chagas, além da vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Lindinalva de Paula, e o representante do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Ricardo Oliveira, dentre outros convidados.

 

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2022/06/2973/Sepromi-entrega-equipamentos-para-comunidades-tradicionais-e-prefeituras.html