Bahia produz carta de avaliações e perspectivas sobre políticas de igualdade racial

Lideranças de diversos territórios da Bahia, reunidas ao longo de três dias em Salvador, avaliaram os principais avanços e desafios dos últimos 15 anos de políticas de promoção da igualdade étnico-racial no estado, apontado perspectivas e demandas para os próximos períodos. Na sexta-feira (10), durante encerramento do encontro no Novotel do Rio Vermelho, a titular da Sepromi, Fabya Reis, recebeu uma carta resultante dos trabalhos, juntamente com ex-gestores e representações dos segmentos negros, dos povos e comunidades tradicionais.

O evento contou com uma ampla programação, incluindo mesas de debate, grupos de trabalho, programação cultural, além do lançamento da revista “Bahia, Estado África”. Dentre os temas discutidos estavam mulheres negras e juventude, políticas de saúde da população negra, educação para as relações étnico-raciais, cotas, cultura, meio ambiente, segurança alimentar, dentre outras pautas.

Para a secretária da Sepromi, Fabya Reis, o encontro “cumpre papel fundamental de ampliar debates, fazer balanços e agregar proposições para avancemos ainda mais na implementação de políticas destinadas à população negra e aos diversos segmentos tradicionais. Lança o olhar crítico e de proposição para uma atuação governamental ainda mais afinada com as demandas e bandeiras de luta históricas nestes campos”.

“Este encontro é importante e ajuda a pensar alternativas para os desafios impostos às políticas destinadas ao povo negro, quilombola e indígena, a nossa gente que mantém viva a ancestralidade. Esperamos caminhar, de forma propositiva na continuidade das políticas para os segmentos que historicamente estão colocados na vulnerabilidade”, pontuou a vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Lindinalva de Paula.

Participam do encontro representações do movimento negro baiano e brasileiro, pesquisadores, especialistas e organizações com atuação do campo das relações étnico-raciais, além de colegiados que compõem o Sistema de Promoção da Igualdade Racial (Sisepir), parceiros na realização do evento, a exemplo do CDCN, Conselho Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESCPT), Fórum de Gestores de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa e Centro de Referência Nelson Mandela.

 

 

Link para a matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2022/06/2975/Bahia-produz-carta-de-avaliacoes-e-perspectivas-sobre-politicas-de-igualdade-racial-.html