Hierarquias Raciais, Africanidades e Cultura Negra na Bahia

Promover mudanças significativas na sociedade baiana pressupõe alterar as prioridades das políticas públicas, nelas introduzindo dimensões que sabidamente contribuem para a superação do quadro de desigualdades raciais e de gênero existentes historicamente. Para isso, é necessária a adoção de ações afirmativas, a exemplo do que já ocorre nas quatro universidades estaduais da Bahia. Para além das controvérsias inicialmente geradas, não há dúvida de que as políticas de ação afirmativa na educação têm se constituído em medidas efetivas de reparação, alterando as desvantagens históricas de estudantes negros/as no acesso ao ensino superior, mediante o instrumento das cotas. Comprovado o seu êxito, o maior desafio posto atualmente consiste na garantia da presença qualificada de estudantes negros/as nas universidades, de forma a contribuir para que rompam possíveis barreiras interpostas à participação negra nos lugares mais valorizados do mercado de trabalho.

Nesta perspectiva é que a SEPROMI, em parceria com a SEPPIR/PR e a UNEB, realizou o projeto Qualificando a Permanência de Estudantes Cotistas – o Pró-Cotista -, assegurando uma experiência acadêmica ainda mais enriquecedora, porque voltada para as questões que dizem respeito às Hierarquias Raciais, Africanidades e Cultura Negra na Bahia. Por meio do Pro-Cotista, buscamos incentivar entre os estudantes a dedicação ao trabalho intelectual, ofertando bolsas de estudo para a iniciação à pesquisa científica orientada por uma equipe de professoras/es, especialistas nos temas raciais e de gênero. A publicação que ora se apresenta é, portanto, o resultado de um projeto exitoso, expresso em 24 artigos que nos levam à reflexão e ao diálogo com questões e demandas que conformam parte significativa da agenda de promoção da igualdade no Estado da Bahia. Com ela, também esperamos estimular professores/as e estudantes a prosseguir
na construção de um conhecimento que, dando visibilidade às contribuições de mulheres e homens negros, sirva de base para consolidar as perspectivas étnico-raciais e de gênero como prioridades da pauta governamental.

Vanda Sá Barreto
Superintendente de Promoção da Igualdade Racial

Luiza Bairros
Secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia

Leia aqui na íntegra