04 de Dezembro – Dia de Santa Bárbara

A devoção à Santa Bárbara na Bahia data de meados do século XVII. A festa era, inicialmente, realizada na Cidade Baixa, no Comércio, em Salvador. Segundo pesquisas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do período de registro da festa como patrimônio imaterial do Estado, há pouco mais de cem anos é que passou a ser realizada na região do Pelourinho e Av. J. J. Seabra.

Desde os anos de 1980, a Igreja do Rosário dos Pretos, que já realizava missas no 4 de dezembro, passou a abrigar uma antiga imagem de Bárbara, doada por comerciantes do mercado que leva o nome da santa. Em 4 de dezembro de 2004, foi aberto o processo de registro da festa e, em 2008, foi dado parecer favorável ao pedido, então a manifestação religiosa entrou para a lista de patrimônios imateriais da Bahia. Por ser uma santa popular, é possível encontrar, em Salvador, diferentes homenagens à mártir católica, como no bairro Liberdade.

Em 4 de dezembro muitas comunidades de religiões de matriz africana também comemoraram o dia de Oiá e Iansã. Em respeito ao processo histórico de formação de nosso povo, as diferentes leituras do sagrado se reúnem no Pelourinho.

04/12 – Dia de Santa Bárbara

#sepromi #santabarbara #iansa #patrimoniodabahia

Link da matéria: https://www.instagram.com/p/Clvnl64uEEa/?utm_source=ig_web_copy_link