Campanha do Governo do Estado sobre diversidade recebe prêmio internacional de publicidade

A campanha ‘Bahia: aqui é respeito’, do Governo do Estado, levou o bronze na categoria TV e Cinema do Prêmio Internacional Lusófonos da Criatividade. Sediada em Portugal, a premiação abrange todos os países que tem a língua portuguesa como a oficial. Realizado pela agência Leiaute, o vídeo foi veiculado em 2021 e retrata situações cotidianas para conscientizar sobre as consequências do preconceito na sociedade. Com mensagens fortes na voz das pessoas no vídeo, o filme fala de racismo, machismo, gordofobia e lgbtfobia, por exemplo.

A ação buscou também provocar uma movimentação social contra a discriminação e teve a colaboração de movimentos e coletivos sociais. Os protagonistas da peça, inclusive, são pessoas e casos reais, que vivem na pele todos os dias as situações retratadas. A direção de criação do vídeo, com duração de 60 segundos, tem a assinatura de Raul Rabelo e Rodrigo Soares. Já a criação foi desenvolvida por Rodrigo Soares, Bruno Molicone, Will Vieira e Renato Nunes.

O prêmio Lusófonos da Criatividade é um festival internacional de criatividade sediado em Portugal e também o único no mundo dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

Reconhecimento

Em 2021, outra campanha do Governo da Bahia recebeu um dos maiores prêmios da publicidade nacional. O vídeo “Naquela Mesa” ganhou destaque ao vencer a categoria Valor Social da 43ª edição do prêmio Profissionais do Ano. O foco da peça  foi o combate à Covid-19. Produzida pela agência Morya, o trabalho tem a assinatura do diretor de criação Bruno Cartaxo.

“Bahia: aqui é respeito” – FICHA TÉCNICA

Agência: Leiaute Propaganda
Cliente: Governo do Estado da Bahia
Direção de Criação: Raul Rabelo / Rodrigo Soares
Criação: Rodrigo Soares / Bruno Molicone / Will Vieira / Renato Nunes
Atendimento: Samantha Marchiori / Karla Sencades
Mídia:  Juliana Montenegro / Enrique Cerqueira / Ivna Pires
Planejamento: João Dude / Patrícia Almeida / Catarina Neres
RTVCW:  Marcelo Costa / Márcia Leal
Produtora: Macaco Gordo
Direção:  Fabão Ribeiro
Assistente de direção: Bernardo O’dwyer
Fotografia:  Rodrigo Maia
Produção:  Karina Barbosa / Robson Bispo
Comp. Gráfica:  Robson Nunes
Edição e Color: Alexandre Sepulveda
Supervisão de pós-produção: Polly Prosa
Produtora de elenco: Bando de Produção
Atendimento: Cau Meirelles
Estúdio de Áudio: Attitude
Aprovação pelo cliente: André Curvello / Braz Neri Junior / Mirtes SantaRosa.