Campanha de enfrentamento ao racismo é destaque no Carnaval de Salvador

A alegria é marca registrada do Carnaval de Salvador e o Governo do Estado está mobilizado para coibir casos de racismo que estraguem a diversão dos foliões. Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) lançou a campanha de prevenção e combate ao preconceito e à discriminação racial durante a folia. O evento reuniu representantes de diversas instituições, a exemplo da Defensoria Pública da Bahia, da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres, da Ouvidoria Geral do Estado, do Ministério Público da Bahia e da Polícia Militar.
 
Até a próxima terça-feira (21), estarão sendo distribuídos materiais educativos nos três circuitos tradicionais, nos pontos de entrada da capital baiana e nos bairros com programação festiva. As peças buscam alertar a população que racismo não é fantasia, cantada ou brincadeira, mas um crime que deve ser denunciado e punido.
 
“A garantia de um Carnaval de paz, democrático e plural passa, necessariamente, pela prevenção e combate de atitudes ofensivas e desrespeitosas em relação à população negra. Estaremos com equipes nas ruas oferecendo informações, acolhendo e direcionando as vítimas de racismo aos órgãos responsáveis”, destacou a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.
 
As ocorrências podem ser informadas pelos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011 ou na unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, que está localizada na Avenida Milton Santos. O serviço conta com equipe de plantão, das 16h às 22h, para receber e acolher as vítimas de racismo, além de registrar os casos e acionar os parceiros institucionais.