Sepromi leva ações para Feira Março Mulher

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) integra a programação da Feira Março Mulher, que acontece entre os dias 8 e 11 deste mês, no estacionamento principal externo da Arena Fonte Nova, localizado na Ladeira da Fonte das Pedras, em Salvador. As atividades contemplam as áreas de saúde, empreendedorismo e combate à discriminação racial e religiosa, com foco no público feminino.

No primeiro dia, às 8h, acontece a solenidade de abertura com a presença da titular da Sepromi, Ângela Guimarães, e a realização da cerimônia do Toré, manifestação cultural indígena que será conduzida por mulheres. Durante o evento, sempre das 8h às 17h, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela oferece informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de racismo e intolerância religiosa. Já a Feira de Empreendimentos de Mulheres Negras e Indígenas busca fortalecer e ampliar a visibilidade de 23 negócios sob liderança feminina, que comercializam produtos de moda, beleza e decoração.

O público pode participar também de oficinas, com início sempre às 10h. Nos dias 9 e 10, ocorre a Oficina Estética Negra e Indígena, sob o comando da Cacica da Aldeia do Divino Espírito Santo e integrante do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Renata Tupinambá. No último dia do evento, será a vez da Oficina Mulheres Negras Meditam, ministrada por Gabriela Ferreira, formada em Medicina Chinesa e Massoterapia Social.

Debates – A presença da Sepromi na Feira Março Mulher inclui ainda três Rodas de Diálogo. A primeira delas acontece na quinta-feira (9), às 15h, sobre “Impacto do Racismo na Saúde Mental das Mulheres Negras e Indígenas”. As convidadas são a psicóloga, mestra em Saúde Comunitária e pós-doutora em Saúde Pública, Jeane Tavares, e a nutricionista, mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde e especialista nas áreas de Saúde Indígena e Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, Iane Carine Freitas da Silva.

No dia seguinte, no mesmo horário, o bate-papo aborda “Racismo e Violência Obstétrica”, com a enfermeira sanitarista, doutoranda em Epistemologia, Gênero e Saúde e mestra em Enfermagem e Saúde, Jamile Santos Oliveira, e a fisioterapeuta indígena do Povo Tuxá/Aldeia Mãe, Carla Eveline Cruz Fonseca.

“Política Preventiva da Saúde da População Negra e Indígena” é o tema de discussão do sábado (11), reunindo a bacharel em Administração com foco em Gestão Pública, pós-graduada em Saúde Pública e coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Bahia, Ubiraci Matildes de Jesus, e a psicóloga atuante na Saúde Indígena, responsável técnica do Programa de Saúde Mental/Saúde do Idoso/Saúde do Homem/Pessoas com Deficiências, Noélia Sampaio de Oliveira.

O encerramento das atividades acontece a partir das 16h, com o ritual do Toré e o show da banda Yayá Muxima, formada por mulheres que fazem samba reggae.

Março Mulher – Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, o evento tem como objetivo promover o atendimento e acolhimento das mulheres baianas.

A programação inclui serviços de saúde (mamografia, preventivo, consultas médicas, cirurgia geral, oftalmologia, odontologia, ultrassonografia, eletrocardiograma, raios-X, nutrição, imunização, testes rápidos de ISTs e exames laboratoriais), a presença do SAC e do SineBahia Móvel, Tendas Interativas e Holísticas, Feira de Empreendimentos, Espaço Saúde e Caravana do Lazer. A expectativa é que sejam feitos mais de 21 mil atendimentos nos quatro dias da ação.

Ascom Sepromi

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2023/03/3058/Sepromi-leva-acoes-para-Feira-Marco-Mulher.html