Propostas de saúde para população negra serão debatidas em conferência

A Conferência Livre Estadual de Saúde da População Negra acontece na próxima sexta-feira (12), das 8h às 17h, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Campus Cruz das Almas, com o tema “A Bahia que queremos: por um SUS sem racismo”. O objetivo é reunir representantes de movimentos sociais, gestores e profissionais da área para discutir a promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde. As inscrições para o evento, realizado por entidades da sociedade civil organizada, devem ser realizadas por meio do link: bit.ly/41iENns

A programação tem início com uma mesa institucional e segue com a palestra magna “A Bahia que queremos: implementando a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra”, às 9h30, ministrada pela doutora em Saúde Pública e docente da UFRB, Jeane Tavares. Às 10h30, acontece o debate “O papel do controle social no combate ao racismo no SUS”, com representantes negros da juventude, da população LGBTQIA+ e de mulheres.

No turno vespertino, entra em pauta o tema “Garantir direitos adquiridos e defender o SUS para populações com doenças prevalentes”, a partir das 14h, seguida da atividade cultural “Amanhã será outro dia!”, com o cantor e compositor Adailton Poesia. Na plenária final, serão definidas as propostas e eleitos os delegados para participação da 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que será realizada neste mês.

A Conferência Livre Estadual de Saúde da População Negra tem o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi), Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE/UFRB), Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESP/BA), e é realizada pelas seguintes entidades: Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN), União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), Fórum Nacional de Mulheres Negras, Rede Afro LGBT e Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

Ascom Sepromi