Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais tem nova presidenta

O Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (Cespect) realizou, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de posse da nova presidenta. O órgão colegiado, composto por 35 membros do poder público e da sociedade civil, será comandado pela secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionas, Ângela Guimarães, até 2024.

Na oportunidade, a titular da Sepromi agradeceu a confiança dos pares e reforçou o compromisso de empreender esforços para enfrentar as barreiras intra e extrainstitucionais  que dificultam o avanço das demandas dos diversos grupos representados no Conselho. “Vamos fortalecer esse espaço fundamental de construção conjunta para superar o desafio, que atravessa a existência da nação brasileira, da sustentabilidade, da valorização, do reconhecimento e da garantia de políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais”, afirmou a presidenta.

A reunião contou também com a posse de novos conselheiros, apresentação da equipe de gestores da Sepromi e das principais ações em curso e que já fazem parte do planejamento estratégico da pasta.

Instituído em 2021, o Cespect tem entre seus objetivos promover o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais da Bahia, com vistas a reconhecer, fortalecer e garantir os direitos de natureza territorial, socioambiental, econômica, cultural, e seus usos, costumes, conhecimentos ancestrais, saberes e fazeres, formas de organização e instituições. É composto por representantes dos segmentos indígenas, ciganos, terreiros, marisqueiras e pescadores, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, quilombolas e extrativistas.

Além da Sepromi, fazem parte do órgão as secretarias estaduais de Relações Institucionais (Serin), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades),do Meio Ambiente (Sema), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), de Cultura (Secult), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Educação (SEC), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Desenvolvimento Rural (SDR), de Políticas para as Mulheres (SPM), de Infraestrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).



Ascom Sepromi