Pesquisadora da Uesc participa do Congresso Mundial de Sociologia na Austrália

A professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Flávia Alessandra de Souza apresentou o paper científico “A Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Ilhéus [APEDFI] e mulheres negras com doença falciforme em Ilhéus-Ba, Brasil: opressões, mobilização e conquistas”, no XX Congresso Mundial de Sociologia da Associação Internacional de Sociologia, que ocorreu na cidade de Melbourne, Austrália, entre 25 de junho e 1º de Julho de 2023.

O trabalho é fruto de uma pesquisa que a professora desenvolve em parceria com a presidenta e ativista da APEDFI, Maria Noemia das Neves Conceição. Juntas, elas já realizaram publicação especial no Boletim de Conjuntura Econômica e Social nº 27 da Uesc, em 2022, e, no segundo semestre de 2023, ambas terão capítulo de livro publicado em renomada editora internacional.
 

A professora é filiada ao Comitê de Pesquisa 46 da Associação Internacional de Sociologia, por meio do qual uma ampla rede de pesquisadores de todos os continentes realiza estudos de Sociologia Clínica. A vigésima edição do Congresso Mundial de Sociologia contou com trabalhos científicos de pesquisadores de 124 países, um estímulo à formação de redes de pesquisa e de cooperação internacionais.

Flávia e Noemia destacam que Ilhéus tem a associação de pessoas com doença falciforme mais antiga da Bahia, estado que estatisticamente apresenta a maior incidência de pessoas com doença falciforme no Brasil. Para elas, realizar o estudo e conseguir apresentá-lo no maior congresso de Sociologia do mundo é uma honra ímpar, tanto do ponto de vista científico quanto em termos de atenção à saúde da população negra. Em função deste trabalho, as pesquisadoras vêm construindo um diálogo significativo com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi), sobretudo no sentido de combater o racismo na saúde e de assegurar direitos e qualidade de vida para as pessoas com doença falciforme em Ilhéus e no sul da Bahia.
 
Em Melbourne, Flávia Alessandra também lançou o livro Ações Afirmativas no Brasil Contemporâneo: Dinâmicas e Perspectivas, do qual é organizadora, em solenidade com a participação de sociólogas clínicas de renome de vários países do sul e do norte global.