Governo lança edital para construção de casas no Quilombo Rio dos Macacos

Nesta quarta-feira (19), durante o lançamento da Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial, realizado no Teatro Jorge Amado, em Salvador, o Governo do Estado lançou o Edital de Chamamento Público para a construção de 80 unidades habitacionais rurais na comunidade quilombola de Rio dos Macacos, no município de Simões Filho. O edital foi publicado nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial do Estado.

Serão R$ 6 milhões investidos na construção de casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, solução de água e energia elétrica. O edital é fruto da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e vai selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSC).

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal e Estadual para a construção das 80 casas na comunidade quilombola. “Com esse apoio, a CAR pode concretizar esse investimento e fornecer moradia digna para as famílias da comunidade. Essa ação faz parte do compromisso da CAR/SDR em fornecer moradia digna, especialmente para comunidades tradicionais”.

A construção dessas 80 unidades habitacionais rurais representa um marco importante na promoção da igualdade racial e na melhoria das condições de vida de comunidades quilombolas na Bahia. Com esse investimento, a expectativa é que as famílias da comunidade de Rio dos Macacos possam viver com mais conforto, segurança e qualidade de vida, fortalecendo ainda mais a cultura e a história das comunidades quilombolas do estado.

A secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, celebrou as conquistas e os avanços alcançados, afirmando que essas ações integradas são essenciais para combater a extrema pobreza que ainda atinge a população negra. Ângela Guimarães citou também ações de inclusão produtiva e expressou a vontade de avançar cada vez mais em um mundo de justiça e oportunidades. Segundo ela, politicas públicas como essa fazem toda a diferença na vida das famílias quilombolas.

O edital completo com todas as informações está disponível no endereço eletrônico: www.car.ba.gov.br.