Feira das Pretas fortalece pequenos negócios das mulheres negras

Neste sábado (29) o Sebrae Delas realizou a 2ª edição da Feira das Pretas, na Agência Sebrae Costa Azul, em Salvador. O evento, que faz homenagem ao 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, reuniu 23 expositores de diferentes segmentos, além de palestras, painéis e mentorias. 

“Dentro do Sebrae Delas, em 2022, identificamos que cerca de 80% das empresárias que atendíamos eram mulheres negras. É essencial que façamos um atendimento para esse público, pois existem demandas e necessidades que são específicas, por conta das questões sociais e raciais. O tema da diversidade tem sido bastante trabalhado, o Sebrae atende aos indicadores da ONU e faz todo o sentido que atuemos desta forma e dentro do Sebrae Delas também”, explica a gestora do Sebrae Delas em Salvador, Taiane Almeida, ao acrescentar que a grande quantidade de empreendedoras negras contribuiu para a receptividade da 2ª edição da Feira das Pretas.

Na programação da manhã, o painel de abertura teve como tema “Negra, Empresária e Baiana” contou com a participação da gerente adjunta do Sebrae, Siomara Caleiros, a gestora do Sebrae Delas Bahia, Rosangela Gonçalves, do Mercado Livre, e Fernanda Oliveira, e a coordenadora de Empreendedorismo Negro da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) Tamires Santos.

Siomara Caleiros abriu o painel e ressaltou a relevância das ações voltadas para as mulheres. “É importante produzir eventos como este, porque ele incentiva, representa e empodera mulheres. Vocês são importantes nesta luta que enfrentamos no dia a dia. O Sebrae está aqui para apoiar vocês de todas as formas, sintam-se acolhidas”, disse. Fernanda Oliveira pontuou a relação do empreender com o apoio entre mulheres. “Quando falamos de empreendedorismo, falamos desse espaço de mulheres que têm dificuldades de acesso ao mercado, com um ambiente muito masculino. Mas, fico orgulhosa de estar aqui com vocês”.

Já Tamires Santos falou sobre o apoio necessário da Sepromi ao empreendedorismo negro “Precisamos dar sustentabilidade aos negócios produzidos por pessoas negras. Estou à disposição para ouvir, sugerir, como podemos realizar juntas, porque acredito que enfrentar desafios não é uma prática individual, mas coletiva”. Rosangela Gonçalves encerrou o painel e saudou a ancestralidade que abriram os caminhos para as mulheres que hoje empreendem. “Tenham o Sebrae como a casa de vocês. Grande parte das empreendedoras são mulheres e são mulheres negras. E fico feliz quando o Sebrae Delas consegue representar esta realidade”.

Logo depois, o painel “Tendências de Marketing Digital para Vender Mais” trouxe as empresárias Magali Morais, que abordou o tema da fotografia para as redes sociais; Iasmine Fernandes, com o tema Seja influenciador do seu negócio; e Eugenia Negga Chic que tratou do tema “Crie mais autoridade no Insta”.

O espaço interno da Agência Sebrae Costa Azul foi preenchido por 23 empreendedoras que exp#OOPS#am produtos dos segmentos de moda adulto e infantil, bebidas, gastronomia, acessórios, beleza, entre outros. Esta é a primeira vez que Rosana Oliveira, empreendedora do Licor Dom Gourmet, participa do evento. “Tenho afeto por licores finos e, numa pesquisa, descobri que o álcool de cereal é a grande sacada para um licor fino e sofisticado. Tenho produzido licor de caju com hortelã, manga com maracujá e frutas vermelhas. Eu sempre quis estar aqui. Estou surpresa por encontrar outras empreendedoras incríveis”.

Já Aline Santana, empreendedora da Loja de Cosméticos Caraminha, expôs produtos voltados para cabelos crespos e cacheados. “Faço consultorias com as clientes para compreender as dificuldades que elas têm e assim indico os produtos ideias para aquele tipo de cabelo”. Aline diz estar contente por estar perto de outras empreendedoras. “Quero mostrar meus produtos, mas, principalmente, estar junto das mulheres pretas e potentes”.

O evento aconteceu até o final do dia, dando continuidade a programação de palestras, exposição e capacitações.