Exposição homenageia os 35 anos do Balé Folclórico da Bahia

A trajetória de 35 anos de fundação do Balé Folclórico da Bahia (BFB) é retratada na remontagem da exposição interativa “O Olhar do Tempo”, que fica em cartaz até 1º de outubro no Foyer da Sala Principal do Teatro Castro Alves. Com realização do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBa), a mostra recebe visitação  de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Com curadoria e projeto expográfico de Rose Lima e Fritz Zehnle, a exposição reúne fotos, textos, prêmios, figurinos, cartazes e programas das turnês mundiais realizadas pela companhia. Através de parabólicas sonoras, as pessoas podem escutar os áudios das principais coreografias do BFB, que estarão sendo reproduzidas em telões. A produção é assinada por Bruna Moitinho.

“Além de celebrar os 35 anos do Balé Folclórico da Bahia, a exposição será aberta no Dia Internacional do Folclore justamente com intuito de reconhecer, festejar e valorizar nossas tradições folclóricas. O Balé Folclórico da Bahia é uma companhia inspirada nas principais expressões do folclore afro-brasileiro, através da dança, dos figurinos e da musicalidade”, afirma Vavá Botelho, fundador e diretor geral da companhia.

A exposição “O Olhar do Tempo” teve sua primeira montagem em novembro do ano passado, também no Foyer do TCA, na ocasião do primeiro Festival Balé Folclórico da Bahia, quando foi visitada por cerca de 20 mil pessoas nos dois meses em que ficou em cartaz. O Festival teve na sua programação a estreia mundial do espetáculo “O Balé Que Você Não Vê” e oficinas artísticas e técnicas gratuitas que contemplaram cerca de 1,4 mil participantes.
 
Sobre o Balé Folclórico da Bahia – O premiado Balé, que completou 35 anos no dia 7 de agosto, já se apresentou em mais de 300 cidades e 27 países, incluindo Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros. “Seguramente, somos um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afrobaiana para o mundo”, destaca Vavá. Com sede no Pelourinho, em Salvador, o BFB é a única companhia de dança folclórica profissional do país. Os integrantes da companhia – dançarinos, músicos e cantores – recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas. O Balé também realiza apresentações às segundas, quartas e sextas-feiras, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, tendo como público, principalmente, turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil.