Habitações rurais promovem a concretização de sonhos e mais dignidade no campo

Com o firme propósito de melhorar a qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares e dos povos e comunidades tradicionais em condições socioeconômicas mais vulneráveis do estado, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) tem se empenhado em uma ação impactante de habitação rural.

No período de 2015 até setembro de 2023, 2.862 residências foram entregues em 71 municípios da Bahia, beneficiando comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos rurais de diversas regiões do estado. Até dezembro, serão 590 unidades habitacionais entregues somente neste ano de 2023.

Cada moradia possui dois quartos, sala-cozinha, banheiro e varanda, totalizando 44,78 metros quadrados. Equipadas com cisternas para consumo e instalações elétricas. Essas habitações têm contribuindo para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades rurais.

No Povoado de Batatas, em Ibititá, a felicidade está estampada nos rostos dos beneficiários. Neste ano, 48 novas residências foram entregues à comunidade quilombola. Essas casas têm desempenhado um papel transformador nas vidas dos beneficiários, proporcionando não apenas abrigo, mas também conforto e dignidade.

Neurelice Nascimento da Cruz mora agora em uma casa estruturada com esposo, o filho e dois netos. “Antes morávamos em uma casa de tijolo, sem reboco, sem banheiro. Essa casa é uma riqueza na minha vida. Ter banheiro dentro de casa e piso de cerâmica é um conforto que nunca tivemos antes. Nossa casa é alegria para nossas vidas”.

Maria Eduarda Dias conta a satisfação de ter tido seu primeiro filho em sua casa própria. “Vivia com meus pais, em uma casa com seis pessoas, sonhando com uma moradia melhor. Hoje, moro com meus dois irmãos e minha filha. Essa casa é um sonho realizado. Minha filha já nasceu dentro dela, o que traz ainda mais significado para nós”.

À espera do terceiro filho, Iamara Germano também comemora o seu lar. “Com essa casa, tudo melhorou. Morávamos em um depósito, era um espaço apertado, sem lugar para nossas coisas, para mim, meu marido e nossos dois filhos. Agora posso criar meus filhos com espaço, organização e conforto. Ter uma casa é um sonho. Sou mais feliz”.

A previsão é que sejam construídas 80 unidades habitacionais no Quilombo Rio dos Macacos, em Simões Filho. Atualmente, está na Fase de Chamamento Público e assinatura do Termo de Cooperação com a Caixa Econômica Federal para execução de mais 3.376 unidades habitacionais rurais.

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), a Caixa Econômica Federal e a Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Cooperhabitar), instituição contratada por meio de seleção em chamada pública.

Os recursos são provenientes do Ministério da Fazenda, via Ministério das Cidades, com contrapartida do Estado, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep). A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Fonte: Ascom/CAR