Sepromi fortalece empreendedorismo negro na Península de Itapagipe

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realizou nesta sexta-feira (5), o lançamento de mais dois projetos selecionados no Edital do Empreendedorismo Negro, na região da Península de Itapagipe, em Salvador.

No bairro do Uruguai, foram entregues os primeiros equipamentos para a implantação da Cozinha Comunitária Mãos Negras: Aprendendo Empreendendo. O espaço vai promover a geração de renda para 54 pessoas, que estarão envolvidas na produção e comercialização de uma ampla variedade de alimentos.

Na Ribeira, por sua vez, aconteceu a abertura do projeto Deusas do Empreendedorismo, que visa o fortalecimento de 95 negócios liderados por mulheres negras. Por meio de cursos de capacitação, as participantes vão desenvolver habilidades práticas de Marketing Digital, Planejamento e Gestão Financeira, além de adquirir conhecimentos para o combate ao racismo e à intolerância religiosa.

No final da formação, 55 delas serão contempladas com equipamentos para ampliar a atuação e rentabilidade dos empreendimentos. Serão beneficiadas 20 empreendedoras da área digital (influenciadoras, revendedoras e prestadoras de serviço), 20 do segmento de beleza (trancistas, designers de unha) e 15 do ramo de alimentação.

A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, acompanhou o início dos dois projetos e destacou a importância da chamada pública para o fomento ao afroempreendedorismo. “Estamos investindo R$ 4,2 milhões em 25 iniciativas que não apenas promovem a inclusão econômica e social de empreendedores negros e negras, mas também contribuem para a diversificação e fortalecimento da economia local em diversos municípios do estado, gerando oportunidades e incentivando a inovação”, afirmou a secretária.



Ascom Sepromi