Fórum de Gestores tem novas adesões e celebra 10 anos da Sepromi

Acontece no Hotel Vila Mar, em Salvador, a 16ª Reunião Ordinária do Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, reunindo representações de diversos territórios de identidade da Bahia. A abertura, realizada nesta quinta-feira (30), foi marcada pela adesão dos municípios de Maraú, Valente e Ouriçangas, além do lançamento do selo comemorativo pelos 10 anos de criação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou que o colegiado é uma instância de pactuação de iniciativas conjuntas entre esferas governamentais e elaboração de estratégias. “Nosso esforço é pelo aprimoramento das políticas afirmativas na Bahia. Em 10 anos de promoção da igualdade racial, continuamos atuando para manutenção das conquistas, fortalecimento das ações voltadas à população negra e superação de desafios ainda presentes, a exemplo do enfrentamento ao racismo estrutural”, pontuou a secretária.

Ana Rita Costa, gestora da área das políticas de gênero e raça no município de Ituberá, ressaltou a importância de mais um encontro de troca de experiências no mês emblemático do Novembro Negro. “Atuamos no profissionalismo da gestão, mas também numa verdadeira militância da causa negra. Assim tem sido nossas ações neste período”, disse.

Já Leonardo Rezende, gestor de Ipiaíu, destacou que a gestão das políticas de igualdade racial implica no trabalho diário para superação de obstáculos no campo governamental. “Somos desbravadores, trabalhando para abrir caminhos, trazendo importantes reflexões para a sociedade sobre as questões raciais. É momento de atuarmos na avaliação e planejamento para o próximo ano, dando passos mais largos e ampliando os diálogos com a Sepromi”, disse.

Os debates do Fórum prosseguem ao longo desta sexta-feira (1º), com uma programação que inclui mesas temáticas sobre racismo institucional e intolerância religiosa; a transversalidade e fortalecimento da política de igualdade racial nos territórios; além das políticas para os povos e comunidades tradicionais e seus desdobramentos no interior.

Mais sobre o Fórum – Coordenado pelo Governo do Estado, através da Sepromi, o Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial agrega representações das prefeituras municipais dos 27 territórios de identidade com foco na criação, execução e aprimoramento de políticas afirmativas, além da definição de estratégias na implementação da política de promoção da igualdade racial. Por meio deste colegiado são otimizados os fluxos da gestão das políticas, ações e serviços previstos no Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

 

Link da matéria: http://www.sepromi.ba.gov.br/2017/12/1718/Forum-de-Gestores-tem-novas-adesoes-e-celebra-10-anos-da-Sepromi.html