Amélia Rodrigues
Coordenação Geral de Cultura

Gilmara dos Santos Belmon Bonfim
Secretária de Educação, Esporte e Cultura
Endereço: 2° Travessa Maria da Purificação s/n . Centro, Amélia Rodrigues – BA.
Telefone: (75) 32422701
E-Mail: gilmara@yahoo.com.br

Aurelielza Nascimento Santos
Coordenadora Geral de Cultura
Endereço: 2° Travessa Maria da Purificação s/n . Centro, Amélia Rodrigues – BA.
Telefone: (75) 991719032
E-Mail: aurelielzasantos@gmail.com
Políticas, Projetos e Ações


Julho das Pretas e Pretinhas 2021 - Mulheres e meninas negras em cena: Representatividade, intelectualidade e insurgência.
Ações


Novembro Negro: Vozes Negras em Movimento Amélia Rodrigues Antirracista
Ações



Março Mulher 2022 - Vozes Mulheres em Movimento: Potencialidade, Luta e Coragem
Ações
– Cine Mulher: Mulheres na resistência, vozes em movimento!
Nesta quinta-feira (31), a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Cultura realizou a exibição do documentário “Vozes Femininas do Quilombo da Pinguela.” A iniciativa faz parte das ações da Campanha Março Mulher ocorrida durante todo o mês de março e reapresenta a força, a luta e a coragem das mulheres quilombolas de Amélia Rodrigues. A produção do projeto teve apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Tendo como proponente Rita Maria, o projeto foi coordenado e produzido por Joseane Santana e as gravações e edições ficaram por conta de Israel Santana (EBI).
– Narrativa de Mulheres incríveis.



Sábado da Irmandade do Julho das Pretas e Pretinhas 2023
Ações
Unidos na diversidade, celebramos nossa cultura e ancestralidade no Sábado da Irmandade do Julho das Pretas e Pretinhas!
Trocas, aprendizados e valorização marcaram esse dia especial no Quilombo da Pinguela. Com a arte e a cultura, deixamos registradas nossas memórias afetivas através de encontros e reencontros na ciranda.
Também vivenciamos a magia da Capoeira com a Professora Índia do Grupo de Capoeira Livres como o Vento, além de confeccionarmos brinquedos ancestrais com as meninas e mulheres presentes.
Foi um momento incrível, repleto de histórias e saberes ancestrais compartilhados. Agradecemos a todos os presentes pelo acolhimento, participação e fortalecimento do nosso projeto.