Brejões

Secretaria de Educação

Luana Batista                                                                                            

Secretária                                                                                               

Endereço: Rua J.J. Seabra, Centro, Brejões              

Telefone: (75) 98236-0549                                                                                       

E-Mail: seducbrejoes@yahoo.com.br

Karla Cajaiba Soares Silva                                                                         

Dirigente Cultural      

Telefone: (75) 98236-0549                                                                                      

E-Mail: casadobrejo1@gmail.com

Políticas, Projetos e Ações

Casa do Brejo

Projeto

O projeto Casa do Brejo-Centro de Cultura e Cidadania de Brejões tem como intuito valorizar, principalmente, a população negra do município através de seus saberes ancestrais, por meio de exposição fixa fotográfica dos mestres e mestras situadas no corredor Mestre Tavinho, cada fotografia traz histórias de munícipes negros e suas ações ao longo da vida, a exemplo, a história de mestre Didi do Reggae e sua devoção ao gênero musical que marca não só sua trajetória, mas de toda comunidade periférica de Brejões, a história de dona Lourdes, apanhadeira de café, que venceu os desafios da opressão sofrida ao longo de sua vida e os preconceitos por ser mulher, negra e adepta de religião de matriz africana, o candomblé. Temos também o museu Casa de Farinha e Café, onde os visitantes tem a oportunidade de conhecer a história e objetos das centenas de pessoas que vieram de todos os lugares do Brasil em busca de “melhorias” e se deparam com a escravização nas colheitas de café nas fazendas do município.

Projeto Novembro Negro - "Nunca Esqueça o Caminho de Casa"

Projeto

A ideia desse projeto consiste em mostrar a força da ancestralidade presente na imagem de crianças, homens, mulheres e idosos do nosso município, através de ensaios fotográficos, que serão compartilhados aqui em nossa página do Instagram, ao longo do mês de novembro e também em outros meses. Afinal, é preciso que o combate e a promoção da igualdade racial ocorram todos os dias.

Este projeto pretendeu-se fortalecer a identidade do nosso povo, como também de combater à intolerância racial e religiosa em nossa comunidade.