Cruz das Almas

Departamento de Reparação Racial

A Secretaria de Políticas Especiais do município, além do Departamento de Reparação Racial, possui também o Departamento da Juventude e o Departamento de Políticas para as Mulheres.

Fernanda Fonseca                                                                                     

Secretária de Políticas Especiais

Endereço: Centro Administrativo Municipal – Rua Lélia Pereira Passos, S/S, Parque Sumaúma, Bairro Lauro Passos, Cep 44380-000, Cruz das Almas, Bahia.                                                                                                            

Telefone: (75) 3621-8400 / 98239-2318                                                                

E-Mail: politicasespeciais@cruzdasalmas.ba.gov.br

Diana Ribeiro da Silva dos Santos                                                               

Diretora do Departamento de Reparação Racial      

Telefone: (71) 99114-7732                                                                                     

 E-Mail: ribeirodiana.adv@gmail.com

Políticas, Projetos e Ações

Live: Abolição Inacabada

Ações

Em 13 de maio de 2008, comemoraram-se os 120 anos da assinatura da lei Áurea pela princesa Isabel, que ocupava então a Regência do Império do Brasil, em virtude de um tratamento de saúde que seu pai, o imperador dom Pedro 2º, realizava na Europa. A data está um pouco desprestigiada desde a década de 1970, quando os movimentos negros brasileiros resolveram instituir um dia da consciência negra para ressaltar o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação. Dessa forma foi realizado no dia 14 de maio, no instagram da prefeitura, uma crítica em referência ao dia seguinte da abolição da escravatura, live que teve por tema abolição inacabada.

Distribuição de sapatos, doados pela Bibi, nas Vilas Quilombolas (Quaxinim e Linha)

Ações

Posse Do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial.

Ações

 

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e integrante de estrutura básica do Poder Executivo Municipal.

Roda de Diálogo – Julho Das Pretas – Vila Guaxinim

Ações

O Departamento de Reparação Racial foi convidado para participar da Roda de Diálogo em referência ao Julho das Pretas, que em parceria com a SEPROMI, realizou uma palestra sobre Violência Doméstica.

Julho das Pretas

Ações

 

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – instituto da mulher negra, e celebra o 25 de julho, dia internacional da mulher negra afro latina americana e caribenha .

Para comemorarmos foram ministrados em parceria com o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher – dois cursos (artesanato e culinária), para fortalecer a autonomia e empoderar as mulheres que sofreram  de violência doméstica e estavam/estão em atendimento no CRAM.

Foi ministrado também uma palestra na biblioteca municipal em alusão ao julho das pretas, que teve por tema “Feminicídio – a visibilidade da mulher negra e a luta para romper o silêncio contra o feminicídio”, que teve como palestrante a professora Silvia Karla, professora da Famam.

Novembro Negro – Reflexão e Luta por Igualdade e Respeito

Ações

O mês do Novembro Negro visa recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais. As ações foram realizadas no município durante todo o mês de novembro, em alusão ao dia nacional da consciência negra (20 de novembro),que foi instituído oficialmente pela Lei nº12.519, de 10 de novembro de 2011.

Em nosso município foi instituído e incluído no Calendário Oficial de Cruz das Almas, o dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) com o feriado municipal, através da Lei nº 2070/2009.

Foi realizado a Feira Afro – Brasileira, na Praça Senador Themítocles entre os dias 17 e 20 de novembro que trouxe a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Durante o mês também foram realizadas palestras com temas pertinentes sobre a importância da realização do Novembro Negro, religiosidade e saúde da população negra, bem como manifestações culturais em referência a cultura afro.

A abertura foi realizada na Biblioteca Municipal onde contamos com apresentações culturais e uma palestra com a professora Ileana Helen, que falou sobre a importância do mês de novembro e do dia 20 de novembro, dia de reflexão sobre a consciência negra.

Palestra: Diálogos sobre Intolerância Religiosa e Racismo

Ações

 

Foi realizada, na Biblioteca Municipal, uma palestra que teve por tema Diálogos sobre Intolerância Religiosa e Racismo – Que toda crença pratique respeito, com a palestrante Maíra Vida.

Feira Afro - Brasileira

Ações

Beleza Negra

Ações

Desfile da Beleza Negra e apresentação cultural do Hip Hop.

Saiba mais…

Entrega de certificados do curso Èduquilombo

Ações

Foi realizada a entrega dos certificados Èduquilombo, curso realizado pela Humana Brasil. A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Políticas Especiais, realizou a entrega dos certificados do curso realizado nos Quilombos e concretizou o encerramento em celebração e reflexão ao 20 de novembro com apresentações artísticas e culturais na Praça Senador Thesmístocles.

 

Saiba mais…

Palestra: Saúde da População Negra e seus Determinantes Sociais

Ações

Para encerramos o mês do Novembro Negro realizamos uma palestra na Vila Quilombola Guaxinim que teve por tema: Saúde da População Negra e seus Determinantes Socias, com a palestrante Luciene Fagundes.