Ituberá

Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero

Promoção e execução de projetos voltados a manutenção dos direitos sociais dentro do recorte de raça, gênero e classe.

Cássio Reis                                                                       

Secretário de Assistência Social, Direitos Humanos, Igualdade Racial, Habitação, Juventude, Esporte e Lazer                                                                

Endereço: Av. Hidelbrando de Araújo Goes, SN, Ituberá 45435-000      

Telefone: (73) 99872-9338                                                                                       

E-Mail: Sec_social@itubera.ba.gov.br

 

Roberlan Araújo                                                                                    

Superintendente de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero             

Telefone: (73) 3256-3272                                                                                   

E-Mail: roberlanpro@gmail.com

Políticas, Projetos e Ações

02 de Fevereiro

Ações

O projeto de festividade do dia de yemanjá foi uma ação desenvolvida pela superintendência de igualdade racial e gênero, mobilizou-se as 5 comunidades quilombolas e 4 casas de axé do baixo sul, fazendo respirar a nossa cultura afrobrasileira combatendo a intolerância religiosa e epstemicidio do povo preto. a festa foi linda pelas águas da barra de serinhaém, com muito samba de roda e xirê. que venha o próximo ano!

Chá da Tarde LGBTQIAP+

Ações

Com o objetivo de discutir políticas públicaS para a comunidade LGBTQIAP+ a Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero realizou o primeiro Chá da Tarde LGBTQIAP+, reunindo a sociedade civil e representantes de entidades territoriais, durante o encontro houve também a formação sobre identidades de gênero e sexualidade e distribuição de material impresso, numa campanha de conscientização. Encaminhamos a partir do encontro outras mobilizações para acontecer no Baixo Sul da Bahia

Para mais fotos do evento Clique Aqui

Conselho de Igualdade Racial

Políticas

Lei municipal nº 1.744/2020 de 04 de Dezembro de 2020

O conselho de Igualdade Racial tem sido um dos objetivos principais da Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero. Com a lei aprovada na Câmara de vereadores do município de Ituberá, com titulares e suplentes definidos, a posse do Conselho acontecerá no mês de Junho.

Culminância com os Conselheiros

Data: 25/04

Encontro CONAQ Quilombola

Ações

Encontro regional com os líderes quilombolas da cidade de Ituberá e região com a presença
do CONAQ para discutir ações dentro das comunidades e montagem do plano de ação
emergencial, que direcionou um diagnóstico socioterritorial nomunicípio. A relação da
Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero com demais entidades
tem se estreitado para fazer acontecer um movimento unificado de reparação e garantia de
direitos para povos tradicionais.

Diagnóstico Sócio Territorial em Comunidade Tradicionais

São João de Santa Bárbara/ Ingazeira/ Matinha/ Rio dos Cágados/ Brejo Grande

Este diagnóstico tem como papel principal levar políticas públicas para comunidades Quilombolas com finalidade máxima um processo de escuta a fim de ouvir seus anseios e cobranças e junto a Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Gênero levar para as respectivas Secretarias citadas pelos presentes seguindo também de um conjunto de informação setorial. 

Com os seguintes eixos:

Identidade;

Memória;

Ancestralidade;

Políticas Públicas;

Entretanto se atingiu neste processo de diagnósticos, 5 comunidades Quilombolas com um total de 115 pessoas envolvidas no processo, se dividindo por comunidade uma estimativa de 0 a 20 e 0 a 36, com idade de 20 a 100 anos, sendo 97% povo preto e com família constituída  entre 0 e 6 filhos, com faixa etária de 0 a 19 anos , tendo de 20 a 100 anos morando na comunidade.

Nota-se a desvalorização cultural dos povos de comunidades Quilombolas, ainda mais quando esse mesmo povo não tem acesso a informações e políticas públicas voltadas para o povo negro, fragilizando assim as respectivas tradições ( samba de roda, cultura de matrizes africanas, culinárias entre outros). em parâmetros sócio cultural devido a não informação acabam ficando sem amparo em diversos eixos sociais e culturais, todavia a Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Gênero através desta aplicação de diagnóstico  sócio territorial em comunidades tradicionais, possibilita a troca de informações  fazendo com que a superintendência desenvolva junto às secretarias citadas pelos presentes políticas públicas para  essas comunidades.

Datas e Comunidades Quilombolas:

17/02 – Matinha

09/03 – Ingazeira

15/03  – São João de Santa Barbara

15/03 – Brejo Grande

01/04  – Rio dos Cagados

 

Para mais fotos Clique Aqui

Março Mais Mulher

KM25/Lagoa Santa/ Residencial Novo Tempo/Km15

Ações

Para garantir e fomentar os direitos da mulher neste mês de março a SEMAS, a partir da Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero em parceria à  secretaria de saúde dá início a campanha + mulher, projeto este baseado na conscientização e promoção de políticas públicas, disseminação de informações essenciais e oferta de serviços de saúde e estética.Na programação que acontecerá em quatro comunidade no Município de Ituberá, o público poderá acessar palestras sobre direito e saúde da mulher, além da roda de conversa com tópicos entre direito, saúde, identidade de gênero e economia 

Esta ação conta também com a participação de profissionais do CRAS, do CREAS e COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).

Com os seguintes eixos:

  • identidade de gênero;
  • saúde feminina( cis+trans);
  • os direitos da mulher;
  • economia/empreendedorismo;
  •  serviços:
  • exames citopatológicos;
  • serviços estéticos;

 

Foi atingido 240 mulheres em todo processo do projeto, com idade de 17 a 90 anos com família constituída tendo de 0 a 6 filhos, foram feitos 37 exames citopatológicos e os presentes tinham respectivamente de 0 a 90 anos de comunidade.

Datas;

Assentamento Josinei Hipólito  Km 15 – (24.03) 

Quilombo Lagoa Santa –  (30.03)

Povoado  Km 25 –  (27.04)

Conjunto Habitacional Novo Tempo –  (06.04)

Para mais fotos Clique Aqui

Sarau AfroFuturo

Ações

Sarau é um evento de ArteEducação em espaço público, que proporcionará diversas experiências artísticas, culturais e educacionais. Para conscientizar e celebrar o Novembro da Consciência Negra, nasce o AFROFUTURO um espaço para diálogos afrocentrados, abordando temáticas relevantes sobre a realidade afrobrasileira, se baseando no conceito do Afrofuturismo, onde aprendemos com o passado, aplicamos no presente, acreditando em uma melhor projeção de futuro.

Objetivo:

Fomentar a construção de novas perspectivas sobre negritude, compartilhando saberes descolonizados sobre ser negro no Brasil, promoção do diálogo como primeiro passo para a desconstrução de estereótipos e reproduções do Rascismo e a reconstrução da imagética negra na população e discutir sobre negritudes na pandemia.

 

Roda de Conversa:

– Moda, Arte e Empreendedorismo (Soujê)

– Lugares e Oportunidades, Ascensão do Povo Preto (Fernanda Borges)

– Dengo – Afetividades e Corpos Pretos (Luhara Naomy)

– Direitos Humanos, Juventude e Participação Social (Paulo Marcos de Barros )

 

Música:

Grupo Cultural Mei Mundo

Samba de Roda da Ingazeira

Marcos Nunes

DJ Liberato

 

Poesia

Sarah Maiany

Catarina Silva

 

Contação de História:

Zumbi, por Tia Jujuba

 

Desfile AfroFuturo

Trancistas, Artesãs, Modelos e Marcas Pretas

 

Aconteceu em 20/11/2021

Workshop de Percussão

Ações

Primeiro workshop de percussão em Ituberá ministrado pelo Mestre de percussão
CARA DE COBRA nos dias 17e 18 de março de 2022.
O evento contemplou média de 50 percursionistas e curiosos de Ituberá-BA e região para
uma formação de dois dias, contamos com o curso técnico e discutimos a importancia da
musicalidade afrobrasileira para freiar o epstemicídio do povo negro e fomentar a
manutenção da cultura preta, com um dos maiores nomes mundiais da percursão.

Posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial

No dia 22 de julho de 2022 foi realizada a posse do Conselho de Igualdade Racial, que terá um papel de ajudar na construção de políticas públicas para garantir a igualdade de direitos para todos em Ituberá.

REALIZADO NO DIA 18/08 e 19/08 Às 07:30 CURSO DE CAPACITAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA EXERTIA DE CACAU – COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA SANTA

Mais um curso realizado pela Superintendia de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero com o intuito de promover a capacitação de inscritos das comunidades quilombolas da Lagoa Santa e zona periférica de Ituberá em um curso voltado à atividades agrícolas e manuseio das mudas de cacau. O curso contou com apoio da COOPAFBASUL E SENAR BAHIA.

REALIZADO NO DIA 29/08, 30/08 e 31/08 Às 07:30 CURSO DE CAPACITAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA FABRICAÇÃO DE CHOCOLATE ARTESANAL – REALIZADO NA CASA FAMILIAR DE IGRAPIUNA

Curso formativo em produção de chocolate artesanal que faz parte do projeto CAPACITA QUILOMBO promovido pela Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero, curso com expectativa de formação de 60 pessoas assistidas pelo CRAS em 2022.

Diga Aê, Jovem!

O Diga Aê, Jovem! É uma ação da Superintendência de juventude do município de Ituberá e tem como ambiente de debate as unidades escolares de ensino fundamental ll e médio existentes no município de Ituberá, contemplando zonas rurais e urbana.

Esta ação contou com a participação da Superintendência de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero para uma rica discussão sobre “Saúde Mental da População Negra” com alunos da escola modelo, na comunidade quilombola da Ingazeira.

Encontro territorial Quilombola

Este momento foi para pautar as diretrizes quilombola, sobre o ensino quilombola, merenda escolar e a importância dos coordenadores de educação quilombola inseridos nas escolas municipais.