Lençóis

Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como finalidade formular, coordenar, implementar, executar, monitorar e avaliar políticas e estratégias para o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, no âmbito do município, considerando a articulação de suas funções de proteção, defesa e vigilância sociais, observadas as disposições, normativas e pactuações interfederativas aplicáveis, e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação. 

Uilami Dejan de Azevedo Ferreira

Diretor de Promoção da Igualdade Racial

Endereço: Praça Octaviano Alves         

Telefone: (75) 99929-5489

E-Mail: uilamidejan@gmail.com

Rose Mary Sampaio Baracho              

Secretária

Endereço: Praça Octaviano Alves

Telefone: (75) 3334-1265

E-Mail: pnxanjix@gmail.com

Políticas, Projetos e Ações

Uilami Dejan foi nomeado como Diretor de Promoção da Igualdade Racial do município de Lençóis

Ações

Sou Uilami Dejan de Azevedo Ferreira, jovem negro, lençoense neto de lavadeira, formado politicamente e afetivamente dentro da Associação Grãos de Luz e Griô, Graduado em História, pós graduado em Africanidades e Cultura Afro-Brasileira. No Grãos tive a oportunidade de construir políticas públicas como membro da sociedade civil. Agora, terei a oportunidade de continuar esse trabalho também dentro do poder público.Peço a benção a todos que vieram antes de mim e lutaram por uma sociedade mais justa e igualitária. Agradeço a todos os nossos ancestrais, incluindo aqueles que lutaram contra a escravidão, o racismo e a discriminação, e também aqueles que lutaram pela liberdade, a igualdade e a justiça social. Suas lutas e sacrifícios nos trouxeram até aqui e eu reconheço que sou fruto de todas as suas lutas. Com sua benção e orientação, eu espero continuar lutando por um futuro melhor para todos.

Associação de Capoeira de Lençóis

Dia da Consciência Negra

Ações

A Prefeitura Municipal preparou uma programação especial para os dias 19 e 20 de novembro, durante o fim de semana em que se comemorou o Dia da Consciência Negra. Através de uma parceria entre instituições públicas e privadas, foi elaborada uma programação que contou com resgate histórico através de debates, oficinas, apresentações culturais e shows.

Já na sexta-feira (19),a abertura oficial da programação, realizada na Câmara de Vereadores contou com uma imersão às conquistas históricas apresentadas pela escritora Bárbara Carine, que fez o lançamento de 3 livros dedicados à representatividade negra nos diversos espaços sociais.  

Ela convidou estudantes e representantes da sociedade civil a refletir sobre a importância da ocupação de negros em espaços determinantes e contou histórias de mulheres que se destacaram no cenário mundial. Através de uma parceria com o SEBRAE, foi promovida, ao longo dos dois dias de programação, oficinas de acarajé, abará e do tradicional bolinho de estudante que fazem parte do tradicional tabuleiro. 

O economista Rogério Cerqueira, coordenador regional do SEBRAE da região metropolitana de Salvador realizou, na Câmara de Vereadores uma palestra sobre a ascensão do empreendedorismo afro descendente na Bahia e a situação no município de Lençóis. 

No Mercado Cultural, moradores e visitantes participaram de oficinas de turbantes, penteados, apresentações culturais da Capoeira Corda Bamba que realizou o tradicional batizado de integrantes do grupo, além de shows de artistas locais como André Fonseca, Ricardo Boa Sorte, Laércio Moura e outros.

Para além dos festejos, a programação foi elaborada com vários objetivos: 

– Externar à sociedade de Lençóis o comprometimento do Poder Público Municipal contra o racismo, afirmando a cultura da convivência social e  valorização dos seres humanos independente de cores; 

– Valorizar a contribuição dos afrodescendentes lençoenses na constituição da cultura, da economia e da política de Lençóis;

– Integrar o município de Lençóis aos demais municípios e instituições públicas e privadas do Estado da Bahia que defendem uma Sociedade igual para todos.

– Fortalecer a Economia Criativa no Município de Lençóis com desdobramentos positivos em vários segmentos econômicos, em especial na atividade turística;

Para o encerramento das atividades, o público vibrou com o show de Lazzo Matumbi, que lotou o Mercado Cultural com um repertório de músicas consagradas ao longo da sua trajetória artística. 

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Lençóis,através da Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio de empresários locais e da Fundação Pedro Calmon.

 

 

 

 

Eleição do Primeiro Conselho de Promoção da Igualdade de Lençóis

Ações

Na manhã da última terça-feira (18), foi realizada na Câmara Municipal, uma plenária com a participação de representantes da população negra e comunidades tradicionais, que elegeram e empossaram os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Lençóis (COMPIRL), conforme Lei Municipal 984/2022, de criação do Conselho vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

O COMPIRL tem o propósito de auxiliar o governo municipal na construção e execução de políticas públicas destinadas à efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos raciais individuais, coletivos e difusos, e o combate ao preconceito, à discriminação e demais formas de intolerância racial, e o monitoramento e fiscalização dessas políticas, o Conselho é composto por 12 membros efetivos e 12 suplentes.

Conta em sua formação com representantes da administração pública: Secretaria de Saúde (1) Secretaria de Ação Social (02), Secretaria de Educação (1), Secretaria de Cultura (1) e Secretaria de Administração (1); representantes da sociedade civil: associações quilombolas (02), movimento negro, LGBTQI+, juventude negra, movimento estudantil e demais movimentos sociais (1); representante das religiões de matriz africana e povos de terreiro (1); representante de instituições não governamentais (01); e representante de grupos ou manifestações culturais (1), além dos respectivos suplentes.

Segundo o diretor de Promoção da Igualdade Racial do Município, Uilami Dejan, esse é um momento de muita alegria porque legitima a participação da população negra e comunidades tradicionais na elaboração e execução de ações que contemplem esses movimentos que fazem parte da história do município.Ele relembrou algumas etapas percorridas ao longo do processo de aprovação da Lei, e destacou o apoio recebido pelo poder executivo.

A prefeita Vanessa Senna reafirmou o compromisso de seguir lutando pelos direitos da população negra do município, promovendo sempre a igualdade racial em Lençóis e buscando cada vez mais construir uma sociedade mais justa.

Em clima de festa, a plenária foi finalizada com um tradicional e festivo samba de roda, em celebração ao novo passo que representa, a criação do COMPIRL.

Veja também