I Edição do Novembro Negro em Serra do Ramalho: Ancestralidade, Antirracismo e Pertencimento

Em Novembro de 2021 foi realizada a primeira edição do Novembro negro em Serra do Ramalho, Organizado pela secretaria de Governo e Gerencia de promoção da igualdade racial, com apoio das secretarias de educação e assistência Social. O evento foi dividido em quatro etapas, sendo três delas nas comunidades quilombolas, e o encerramento na sede do município, reunindo comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas. 

A primeira edição do novembro negro teve o evento de abertura na comunidade Quilombola de Barreiro grande, no dia 12/11/2021, Com Apresentações culturais e tradicionais da comunidade. Finalizando com uma palestra sobre Juventude quilombola: Saúde da população quilombola, educação em tempo de pandemia.

A segunda etapa do evento aconteceu na Comunidade Quilombola de Água Fria, no dia 19/11/2021.  Em forma de desfile, a comunidade apresentou sua cultura e suas tradições, compartilhando também em depoimentos de
moradores, as dificuldades e conquistas do quilombo ao longo dos anos. A palestra teve como pauta os seguintes assuntos:

Ser quilombola

O que buscar?

O que queremos enquanto comunidade?

Desafios entre governos e sociedade quais?

A terceira etapa do evento foi realizada na comunidade Quilombola de Pambu, no dia 26/11/2021, A comunidade também apresentou sua cultura local em danças e desfiles,  o evento contou com representantes e figuras importantes na luta e na caminhada do povo Quilombola e Ribeirinho da região, finalizando com uma palestra pautando o Envolvimento do poder público com as comunidades.

 O Encerramento da primeira edição do Novembro negro, foi realizado no dia 01/12/2021

Ao longo do evento foram realizadas apresentações de capoeira, samba de roda, cordel e maculelê. Houve também apresentação de danças indígenas tradicionais, com a presença do povo indígena Pankaru, e uma palestra sobre questões raciais com Adma Bernardino, professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia.

Foi um grandioso momento que objetivou colocar as questões Étnico-raciais na agenda política do município. Tivemos também
momentos de fala dos representantes de nossas comunidades quilombolas, que pela primeira vez na história do município tiveram a oportunidade de mostrar suas culturas, histórias, vivências e ensinamentos.

Entendendo a importância de discussões raciais e de igualdade no município, vamos construir um município crítico e consciente de suas questões raciais.