Pojuca

Setor de Igualdade Racial - SEIGRA

Após participação na reunião de apresentação do Projeto UBUNTU: Fortalecimento Institucional pela Vida da Juventude Negra, realizada no dia 05/03/2020, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Pojuca tomou conhecimento da existência do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Entendendo a importância deste espaço de diálogo sobre igualdade racial, e considerando que no último Censo do IBGE em 2010, 25,5% da população se autodeclararam pretas e 57,9% pardas, somando 83,4% do total de residentes na cidade de Pojuca/BA, o Prefeito Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no dia 29 de maio de 2020, fez a adesão ao Fórum Estadual de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial visando implementar um conjunto de estratégias para o enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.

No dia 22 de março de 2021 o Setor de Igualdade Racial (SEIGRA) realiza a sua primeira ação através de uma Live com o tema “Racismo Estrutural”, que contou com o apoio e a participação da SEPROMI.

Maria Carolina Alves Meneses                                                                       

Secretária                                                                                               

Endereço: Rua J.J. Seabra, 185, CEP: 48.120-000, Centro, Pojuca-BA              

Telefone: (71) 3645-2390                                                                                       

E-Mail: sdspojuca@gmail.com

 

Denise Araújo Costa                                                                                     

Gestora de Igualdade Racial  

Endereço: Rua J.J. Seabra, 185, CEP: 48.120-000, Centro, Pojuca-BA            

Telefone: (71) 3645-2390                                                                                    

E-Mail: denise_sarayva@hotmail.com

Políticas, Projetos e Ações

Educação Antirracista

Projeto

Estamos realizando visitas em todos as escolas do município de Pojuca para falar sobre o racismo e o papel da escola nessa luta contra o racismo

Palestra: A Luta da População Negra pela Igualdade Racial

Ações

O combate à discriminação racial e ao racismo ainda é contínuos e estão presentes diariamente na vida de negros e negras em todo o mundo. A luta continua para condenar na prática, e punir severamente as ações racistas, por isso não poderias deixar passar o dia 21 de março, uma data para lembrar as lutas e conquistas da população negra em todo o mundo. Por isso no dia 24/03/2022 a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) por meio do SETOR DE IGUALDADE RACIAL (SEIGRA) promoveu uma Palestra com o tema: A luta da População Negra pela igualdade Racial, essa temática foi conduzida Pelo professor e Coordenador do Projeto Educação Antirracista do Colégio Estadual Isabel de Melo Goes da cidade de Catu – Bahia e também integrante do grupo de pesquisa “a Bahia das Letras: historia, literatura e trajetórias, Professor Joab Silva Santos. A abertura do evento aconteceu com as apresentações culturais do grupo de percussão Batucaê (grupo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos)  e de Jota R Mc (munícipio de Pojuca).

Estavam presentes no dia do evento: estudantes da rede de ensino de Pojuca, vereadores, Prefeito: Carlos Eduardo Leite, Secretária de Assistência: Maria Carolina, representantes dos movimentos negros de Pojuca, técnicos dos CRAS e CREAS.

 Saiba mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Ações

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), foi realizado no dia 18 de novembro de 2021 o evento intitulado Dia Nacional da Consciência Negra: Todas as Formas de Racismo. Esta ação, que contou com o apoio e participação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), teve como objetivo reforçar a importância da valorização da cultura africana através de palestra sobre a temática; realização de oficinas de Turbantes e Tranças; apresentação cultural do grupo BatucaAê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos – SCFV; desfile da Beleza Negra com crianças do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e idosas do SCFV; Samba de Roda com as idosas do SCFV; exposição de Banners com imagens de personalidades negras de vários países, incluindo personalidades de Pojuca/BA.

Roda de Conversa - Identidade Negra

Ações

Em 19 de Novembro de 2021 houve a participação das representantes de Pojuca no Fórum Estadual, titular e suplente, as psicólogas Cláudia Camargo Arthou Sant’Anna Pelizzari e Ina Mácia Carvalho Simões na condução de uma Roda de Conversa com o tema Identidade Negra, a convite da Biblioteca Municipal de Pojuca, durante o evento Biblioteca em Ação: Valorizando a Cultura Negra.

Convite para Participação em Eventos de Outros Órgãos e Municípios

Ações

A convite da Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Lauro de Freitas, a representante titular junto ao Fórum Estadual participou no dia 16 de Junho de 2021 da Live com o tema Mapeamento Municipal de Organizações Negras: desafios e perspectivas, que teve como objetivo a promoção do diálogo entre as cidades que estão realizando o mapeamento, destacando os desafios e as perspectivas desta ação.

Visita à Associação Brasileira de Preservação Cultural Ameríndia - AFA

Ações

A Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Amerindia – AFA é uma instituição sem fins lucrativos que atua congregando as Comunidades Tradicionais de Terreiro no Brasil e Exterior desenvolvendo ações que contribuam para o desenvolvimento sócio-econômico e educacional dos Povos de Terreiro, na prevenção e combate à intolerância religiosa e na preservação do Patrimônio material e imaterial Afro-Indígena Religioso (AFA, 2021). 

Com o intuito de buscar mais informações para a orientação dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo SEIGRA, no dia 11 de Junho de 2021, foi realizada visita a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia – AFA de Salvador – BA. Na ocasião vários assuntos importantes foram discutidos acerca da implementação de políticas públicas direcionadas para as Comunidades Tradicionais. 

Dia Internacional da Luta Contra Discriminação Racial

Ações

Em 22 de março de 2021, em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra Discriminação Racial (21 de março), foi transmitida pela página oficial da Prefeitura de Pojuca no Facebook a primeira live do SEIGRA, com o tema Racismo Estrutural contou com a participação convidados de diversas áreas de atuação que puderam dialogar sobre o tema a partir de suas vivências profissionais. Este evento teve o apoio da SEPROMI, através da participação da Coordenadora executiva de Promoção da Igualdade Racial – CPIR, Sr.ª Lucy Góes.

Curso de Formação para criação da Rede de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial

Ações

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do SETOR DE IGUALDADE RACIAL – SEIGRA , realizou o 1º curso de Formação para a Criação da Rede de Combate ao Racismo e promoção da Igualdade Racial.

A abordagem do curso teve como tema “História e formação da Cultura Afro Brasileira e estratégias para enfrentamento ao Racismo Institucional”, e  foi ministrado pelo Professor Antonio Cosme L. da Silva, Mestre em História e Especialista em Educação e desigualdades Raciais.   Contamos ainda com a presença da Senhora Nairobi Aguiar, representando a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado – SEPROMI.  
 
 
 

Julho das Pretas

Em Alusão ao mês julho das Pretas, o SEIGRA desenvolveu ações durante todo o mês voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade Pojucana, mostrando a importância e a necessidade urgente da superação das desigualdades de gênero e raça, este ano de 2022 o tema foi: A LUTA por garantia de Direitos e DIGNIDADE para NÓS mulheres PRETAS. 
 

Entrevista na Rádio em alusão ao Novembro Negro

Encerrando o mês em alusão ao Novembro Negro no dia 24/11/2022, aconteceu a entrevista da Gestora do Setor de Igualdade Racial Denise Araujo, no Programa Conectado com a Câmara na 105.7, falando sobre o mês da Consciência negra e a sua importância. 

Ações para combater a discriminação racial e o racismo

O combate a discriminação racial e ao racismo ainda são contínuos e estão presentes diariamente na vida dos negros. E o mês da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o RACISMO e as desigualdades Sociais no país. E através do Setor de Igualdade Racial desenvolvemos ao longo do mês de novembro ações nas escolas e a culminância da ação aconteceu no dia 23/11/2023 com o tema: Racismo não é opinião, é crime. 
 
No dia 23/11/2022 na parte da manhã iniciamos com uma belíssima apresentação do grupo de SCFV cantando uma música com o tema: a valorização da mulher negra; em seguida uma palestra com o Professor Antonio Cosme falando sobre o tema supracitado, e um momento muito importante que foi o espaço para dialogar com os jovens ali presentes e encerrando a parte da manhã uma apresentação com os idosos SCFV declamando o poema: Gritaram-me Negra.
 
No período da tarde com o Grupo de Idosos do SCFV, a Assistente Social e gestora do Setor de Igualdade Racial Denise Araújo, foi a palestrante e encerramos com o desfile das idosas.