Saubara

Secretaria de Igualdade Étnico-Racial

A Secretaria de Igualdade Étnico-Racial de Saubara foi criada pela Lei 08/2013, com as seguintes atribuições:

I – Formular, desenvolver, coordenar, propor, executar politicas publicas de promoção de ação governamental para equidade social nas áreas de saúde, educação, cultura, conselho municipal da criança e do adolescente e outras que necessitar da intervenção das secretarias;

II – Promover a equidade e a proteção dos direitos da população afro-brasileira, LGBT, da mulher, de gêneros e sexualidade, da juventude e do adolescente, grupos afetados pela discriminação, preconceitos e demais forma de intolerância;

III – Articular, promover e estabelecer parcerias com órgãos do governo e com a sociedade civil para promoção de politicas de ações afirmativas da promoção da equidade social dos grupos assistidos pela secretaria;

IV – Elaborar, coordenar e executar politicas afirmativas de acesso, inclusão e permanência no mercado de trabalho e na escola, desenvolvendo projetos para incentivos o empreendedorismo dos grupos assistidos pela secretaria;

V – Promover a realização de estudos técnicos e estatísticos visando a formação de um banco de dados sobre a situação da população assistida pela secretaria;

 

Maria de Lourdes Nunes Silva

Secretária e Gestora de Igualdade Racial

Endereço: Rua Antônio Gonçalves, nº 29

Telefone: 71 981248916 

E-Mail: sec.m.igualdadeetnicoracial@gmail.com

Políticas, Projetos e Ações

2019 - Curso de Confecção de Camisas:

Aprender cortes, costuras, desenhos, metragem de tecido, tipos de tecidos, esquema geométrico da base da camisa, modelagem e etapas de corte. 

2019 – Curso de Aplique de Cabelo:

Aprender a Sistema Mega Hair e demais técnicas de alongamento capilar, Análise da estrutura e tipo do cabelo, Diagnostico: Preparação do cabelo, Material Utilizado, Técnicas utilizadas: nó italiano, entrelaçamento, cola de queratina, trançado fio a fio, Técnicas de acabamento, Manutenção, lavagem, corte e escova em cabelos com alongamento.

2019 – Curso de Flore em EVA:

Aprender a confeccionar flores em EVA, com tamanhos variados e cores diversas.

2019 – Curso de Percussão:

Desenvolver a percussão musical e rítmica, habilidade instrumentais para execução de uma diversidade de ritmos e repertório.

2019 – Curso de Confecção de Estatuetas Africana:

Criação de bonecas africanas utilizando folhas de papel e cola, curso duração de 3 (três) meses.

2019 – 30/11/2019 FEIS:

Primeira Feira Empreendedora da Igualdade com ações gratuitas para população saubarense ofertando serviços gratuitos, como confecção de estatuetas africanas, serviço de sobrancelha, manicure e pedicure, aplique de cabelo, flores em EVA e confecções e pinturas de camisa.

2020 - Projetos processos formativos

Projeto processos formativos e práticas sociais com o legado da produção de máscaras na cultura afro-brasileira.

2021 - Novembro Negro:

Palestras

Dia 23/11/2021 – As Matrizes Africana e Seu Legado Social para Sociedade Brasileira Local: SMIER-Secretaria Municipal da Igualdade Étnico-Racial Palestrante: Juipurema Sandes (Professor de História e Doutor em Educação).

Dia 24/11/2021 – Respeito a Diversidade e Orientação Sexual Local: SMIER-Secretaria Municipal da Igualdade Étnico-Racial Palestrante: Frederico Luz (Pedagogo e Mestre em História da África).

Dia 25/11/2021 – Saúde da População Negra Local: SMIER-Secretaria Municipal da Igualdade Étnico-Racial Palestrante: Lilian Grave Custódio (Médica Pediatra e Terapia Intensiva).

Dia 27/11/2021 Festa Comemorativa na praça de eventos da cidade:

Horário: 19h – Apresentação do SLAM DA LIBERDADE: As Resistências que Marcam as Diferenças (Idealizador – Edmário Silva Leal: Professor de Língua Portuguesa e Mestre em Literatura Brasileira).

Horário: 20h – Desfile Beleza Negra: Divas Saubarenses

Horário: 21h – Banda AVÚAS

Horário: 21:30h – Banda Adão Negro

Horário: 22:45h – Banda Gangê do Samba

Dia 28/11/2021 Festa comemorativa na praça de eventos da cidade:

Praça de Eventos da Cidade.

Horário: 18h – Tom Black

Horário: 20h – Banda Dissidência

2022 - Curso de Palete com Certificação:

Atender demanda por profissionais capacitados para desenvolver artefatos utilitários e decorativos de paletes, confeccionando produtos de pequeno porte como: cadeira, mesa, criado mudo, sofá, painel de televisão e banco.

2022 - Curso de Corte e Costura de Lingerie Moda Praia Com Certificação:

Atender demanda por profissionais capacitados para desenvolver artefatos utilitários e decorativos de paletes, confeccionando produtos de pequeno porte como: cadeira, mesa, criado mudo, sofá, painel de televisão e banco.

APRESENTAÇÃO DE CIA DELÁ PRA KÃ

BANDA AVÚAS , PROJETO PERMANENTE PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE.

CURSO DE MARCENARIA.

DESFILE DA BELEZA DA REALEZA AFRICANA

FEIRA EMPREENDEDORA

GRUPO HORA BLACK

ISLAN DA LIBERDADE

SHOW DE JAUPERÍ E BANDA AVÚAS

MARCENARIA ROBBY PESSOAS DA TERCEIRA IDADE.

PANFLETAGEM

PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS DE NOVEMBRO.

Visita da Escola Municipal Manoel Castro, Turma 9° ano, na SMIER.

Inauguração do Centro Municipal de Igualdade Racial (CMPIR).

Funcionamento do Curso de Vassouras Ecológicas e Piaçavas (ARTSPETS).