Taperoá

Secretaria de Cultura

Secretaria de Cultura do município de Taperoá, Bahia. baixo sul Bahia localizado: na praça da bandeira nº 137 – casa da cultura onde está localizada a coordenação de promoção de igualdade racial juntamente com a coordenadora e auxiliar. Desenvolvemos ações em parcerias com outras secretarias de educação, assistência social e saúde, e estamos estruturando o conselho de promoção de igualdade racial. 

Simone dos Santos Bomfim                                                                         

Secretaria de Cultura                                                                                            

Endereço: Praça da Bandeira, Centro                                            

Telefone: (71) 99905-5067 / (75) 99998-2712                                                 

E-Mail: simonebonfim540@gmail.com

Políticas, Projetos e Ações

Planos e Ações: Introdução ao município de Taperoá

Elabora políticas de promoção da igualdade racial no âmbito do município de Taperoá-Ba, fundamentados nos princípios da intersetor alidade e transversalidade da perspectiva da raça, nos diversos segmentos que compreendem o aparto da administração publica municipal. O presente tem como objetivo de análise o Plano de promoção da igualdade Racial de Taperoá-Bahia, com o objetivo de analisar, comparativamente, em que medida o conteúdo destes se compatibilizam, e como são abordadas as demandas colocadas pelos movimentos sociais que lutam pela igualdade racial. Para alcançar os objetivos pretendidos foi realizado o julho das pretas na câmara de vereadores de Taperoá onde teve uma roda de conversa sobre politicas públicas e sobre a questão da desigualdade racial no Brasil. Foram realizadas, também análises documentais de material disponível acerca dos planos estudados, reuniões com terreiros de matriz africana de Taperoá, reunião com as comunidades quilombolas: comunidade da Graciosa, comunidade Lamego, comunidade de Pedra Branca e Miguel Chico, bem como reuniões em profundidades com gestora municipal e a feira cultural novembro negro e o cadastro das baianas de acarajé do município. Os encontros e rodas de conversas possibilitou examinar de forma comparada o conteúdo dos planos denotando um esforço conjunto entre níveis de governo no intuito de reduzir as desigualdades raciais no Brasil, especialmente da população negra.

As ações realizadas entre 2012 e 2022 foram ações voltadas para política pública do município em geral.

Ações

Reunião realizada na comunidade Quilombola do Lamego com a participação das lideranças de outras comunidade Quilombola, vereadores, representante do Fórum Quilombola e a participação da coordenação de promoção da igualdade racial e diretoria de Cultura onde realizou uma escuta das demandas da comunidade.

Reuniões com comunidades quilombolas

Ações

Reunião territorial de organização das comunidades quilombolas juntamente com as lideranças do baixo Sul e litoral sul no município de Valença.

Reunião realizada na comunidade quilombola da Graciosa com participação da secretaria de saúde, lideranças da comunidade e moradores para tratar da realização da feira de saúde na comunidade.
 

Encontro com mulheres do município para falar sobre a violência contra a mulher

Esteve presente várias autoridades da polícia civil e da spm esse encontro foi realizado através da secretaria de assistência social e com participação do Conselho de políticas públicas de mulheres e participação da coordenação de promoção da igualdade racial.

Encontro realizado no município de Taperoá

Mais um encontro realizado no município de Taperoá com a organização do Fórum das comunidade quilombola onde foi apresentado as diretrizes dos municípios vizinhos para as lideranças das comunidades.

Primeiro encontro sobre LGBTQIAP+ realizado na casa da cultura, com a participação dos alunos do colégio são Brás.

Momento que foi de muita importância para os alunos ali presentes, pois teve relatos de vários ataques ocorridos contra o professor da escola no dia anterior, onde ele saiu muito satisfeito e grato pelo momento oportuno no dia.

Reunião realizada na comunidade quilombola da Pedra Branca

Resultado da reunião que foi realizada na comunidade quilombola da pedra branca referente ao primeiro encontro da consciência negra e revitalização do samba da lavadeira, onde teve apresentação do grupo infantil do maculelê e capoeira.

Julho das Pretas

Primeiro encontro do Julho das Pretas que foi realizado na câmara de vereadores dos municípios, onde esteve presente lideranças das comunidades quilombolas, mães de santos com seus filhos. Onde foi realizada uma grande roda de samba com a presença da MÃE MARIA DE LURDES E MÃE LINA.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha 2023

Ações

E a Secretaria de Cultura preparou uma sarau solidário, do Projeto Julho das Pretas, uma roda de conversa “(Sobre) Vivências de Mulheres Negras”. 

O evento foi nesta manhã, na Casa de Cultura, com a mesa composta por Jhessey Coutinho, representante territorial da Secult, Simone Bonfim, secretária de cultura, Silvana dos Santos, trancista e quilombola da comunidade de Miguel Chico, Isadora Cunha, advogada e Elaine dos Santos, representante de Valença.

O público ouviu as vivências dessas mulheres negras, sobre a importância de ser antirracista através de poesias, músicas e danças expostas pela mesa.

Que essa data seja usada de reflexão para um mundo com mais equidade!

#taperoa
#taperoaterradetodos
#taperoaba